São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ICMS pode elevar preços no varejo em março

DA REPORTAGEM LOCAL

Os preços ao consumidor devem subir de cinco a seis pontos percentuais em março por conta do novo decreto do governo do Estado de São Paulo que exclui o custo financeiro do crédito do ICMS quando o varejista realiza suas compras. A projeção é da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, divulgada ontem pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Segundo a Apas, esse medida incentiva'as compras de indústrias de outros estados. O mesmo decreto determina que o ICMS seja apurado a cada dez dias. Para o vice-presidente da Apas, Firmino Batista Rodrigues Alves, essa medida é impraticável, principalmente no caso das redes com filiais em várias cidades.
Vendas
Os supermercados de São Paulo fecharam 93 com crescimento real de 4,9% nas vendas em relação ao ano anterior. Esse resultado ficou abaixo da expectativa do setor, mas recupera parte da queda de 20% acumulada em nos últimos cinco anos, segundo Alves.
Em dezembro, as vendas tiveram alta real de 4,59% comparadas a igual período de 92. A Apas projetava crescimento de 8%. Além da inflação alta, as projeções não se confirmaram porque houve um "bombardeio" para o consumidor investir o 13º salário na caderneta de poupança.
Os números de janeiro ainda não estão fechados. Tudo indica que o recuo nas vendas deve girar em torno de 3% sobre o mesmo mês de 93.
Os primeios dias de fevereiro indicam recuperação. As novas listas de preço da indústria chegaram aos supermercados com reajustes médios de 40% a 42%. As maiores altas ficam por conta do setor de massas, onde a correção projetada é de 50%, com base nos preços da 1ª quinzena de fevereiro.

Texto Anterior: Custo de vida recua em São Paulo, apura a Fipe
Próximo Texto: Dólar no paralelo sobe e Bolsas caem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.