São Paulo, sábado, 5 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carlton Dance vai trazer Trisha Brown

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

É Trisha Brown a principal convidada do Carlton Dance Festival deste ano, que deve acontecer em maio no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Pioneira da dança pós-moderna americana, Brown nunca esteve no Brasil –assim como Lucinda Childs, sua contemporânea e, como ela, participante do movimento que, no início dos anos 60, recusou a trama dramática e a profusão gestual nas coreografias. Childs participará da programação de eventos especiais da 22.ª Bienal Internacional de São Paulo.
Outro evento, o 4.º Festival Internacional de Artes Cênicas de São Paulo, organizado por Ruth Escobar, garante outro grande nome no calendário de espetáculos. Trata-se de Maguy Marin, que deve apresentar no dia 5 de maio seu sucesso mais recente: "Waterzooi", que estreou em novembro passado na França.
A parte os festivais, haverá mais atrações. Como Lar Lubovitch Dance Company, grupo liderado por um dos melhores coreógrafos americanos, que a produtora Dell'Arte traz em setembro para uma excursão por várias capitais brasileiras. A companhia mostrará, entre outras obras, a nova criação de Lubovitch, baseada em musicais de Cole Porter.
Agora bienal, o Carlton Dance ainda não divulgou oficialmente a programação deste ano. Além da presença confirmada de Trisha Brown, é possível que o festival também apresente o norte-americano Stephen Petronio e Michèle-Anne De Mey, um dos novos talentos da dança belga.
"Nos eventos especiais da Bienal Internacional de São Paulo, o objetivo também é mostrar a associação da dança com as artes plásticas", explica Edemar Cid Ferreira, presidente da Fundação Bienal. Por essa razão, Lucinda Childs inclui no programa uma coreografia que se desenvolve a partir de um filme-cenário, concebido pelo artista plástico Sol Lewitt.
Outra boa surpresa da Bienal é o Ballet da Opera de Paris. Seu elenco dançará obras cujos cenários foram criados especialmente por Picasso e Rouault. O programa inclui "Les Rendez-Vous", com coreografia de Roland Petit e uma cenografia que se compõe da tela "Castiçal e Máscara", pintada por Picasso em 1943, e por fotografias de Brassai. Também será apresentado o famoso balé "Parade", de 1917, com coreografia de Massine, libreto de Cocteau, música de Satie e cenários de Picasso.
Entre as apresentações ainda não confirmadas, há o Cullberg Ballet, da Suécia, e o grupo do coreógrafo francês Philippe Decouflé com seu novo espetáculo, "Petites Pièces Montées". Se obtiver patrocínio suficiente, o Festival de Campos de Jordão deste ano poderá incluir um convidado super especial: Merce Cunningham. Completando a generosa programação de 1994, o Festival de Ruth Escobar também trará o Aboriginal Islander Dance Theater, da Austrália, o Joe Goode Performance Group, dos EUA e o Dervixos Mevlevi, da Turquia.

Texto Anterior: Dr. Sin abre show às 20h
Próximo Texto: 25 de Março celebra criatividade fashion
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.