São Paulo, sábado, 5 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa enfoca ação social do Olodum

DA REDAÇÃO

Programa: Globo Ciência
Quando: amanhã, às 7h30
Onde: Rede Globo
O trabalho desenvolvido pelo grupo Olodum é o principal destaque do "Globo Ciência" de amanhã. Grupo cultural afro-brasileiro surgido no Pelourinho, centro de Salvador, o Olodum passou a chamar a atenção de cientistas sociais, em vista de seu desenvolvimento tentacular.
Não só conseguiu romper a barreira que separa folclore nativo e indústria cultural, como constituiu-se como empresa. Segundo o pesquisador Marcelo Dantas, a força do grupo está em sua capacidade de mesclar produtos culturais e ação social.
O programa passa por todos os itens, mas o destaque vai para o segundo setor. Na Banda Mirim, o Olodum abriga menores pobres, retira-os das ruas, cuida de inseri-los social e profissionalmente. No setor de teatro, monta peças baseadas na vida de pessoas do próprio Pelourinho, com ênfase na valorização da cultura negra.
Existe, por fim, a Escola Criativa, hoje com mais de 500 crianças, segundo o programa. Ali, segundo a diretora, Cristina Rodrigues, as crianças aprendem o que está nos currículos convencionais, mas também discutem aspectos da história, entram em contato com danças e instrumentos, discutem questões como a inserção da mulher na sociedade e a violência.

Texto Anterior: Globo exibe curta nacional pela 1ª vez
Próximo Texto: 'Ajuste' expõe crise de gênero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.