São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oxente-music vira mania no Ceará

Som mistura sanfona com guitarra

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA,EM FORTALEZA

A "oxente-music", um novo ritmo variante do forró que mistura sanfona e guitarra elétrica, deverá se consolidar neste Carnaval como o ritmo preferido dos cearenses.
Vários clubes de Fortaleza já inseriram em suas programações intervalos onde as músicas carnavalescas cedem espaço ao novo forró.
O clube B-25, localizado no bairro da Aerolândia, programou uma hora de "oxente music" para os foliões que comparecerem às suas festas nos quatro dias de Carnaval. "O cearense adora dançar agarradinho e no Carnaval nós não podíamos acabar com esse costume, que é praticado todos os finais de semana nas casas de forró", diz Emanuel Gurgel, organizador da festa do B-25.
O sucesso alcançado pela banda Mastruz Com Leite, considerada a principal expoente da "oxente-music", deverá se repetir no Carnaval. A banda já vendeu 280 mil cópias. Nas festas pré-carnavalescas de Fortaleza, os foliões vibram, dançando o "puladinho", dança criada pelos apreciadores da "oxente-music" quando os hits da banda, como "Valeu o Boi" e "Cara-Metade", são executados.
Praias
As cidades praianas de Aracati e Paracatu devem ser os locais preferidos no Ceará. Em Paracatu (85 km ao norte de Fortaleza), acontece a festa do mela-mela, uma batalha de confeste e pó-de-arroz que acontece ao som de trios elétricos à beirra-mar.
Em Aracati, a festa acontece nos banhos coletivos na praia de Canoa Quebrada.

Texto Anterior: Pelourinho vai 'sediar' a festa
Próximo Texto: Trios vão percorrer os 65 km de praia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.