São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piquet cria torneio de kart em São Paulo

WILSON BALDINI JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

O piloto Nélson Piquet pretende implantar uma nova era no kart brasileiro. O tricampeão mundial de Fórmula 1, que já organiza um campeonato em Brasília, associa-se agora à empresa Pakalolo para criar um campeonato em São Paulo. A intenção, assim como aconteceu no futebol, basquete e vôlei, é aumentar a popularidade deste esporte, tornando-o mais acessível aos seus praticantes.
"Pretendo participar de provas de kart em outros Estados que adotem nosso regulamento sempre que minha agenda permitir", disse Piquet, que antes de estrear na Fórmula Pakalolo, categoria masters, participa hoje de uma prova em Imperatriz (MA).
A união de Piquet com empresas privadas vem aperfeiçoar a Fórmula Pakalolo, que teve grande sucesso no ano passado, criando um novo regulamento válido para três anos, que corrige distorções existentes no kartismo brasileiro, como a faixa etária e motores das categorias. "Atualmente permite-se que pilotos de dez anos usem motores fortes. Os garotos chegam aos 12 anos e já marcam tempos mais rápidos entre todas as categorias. Isto provoca um êxodo prematuro dos pilotos e assim não acontece um aprendizado correto de todos os fundamentos", disse Miguel Sacramento, que, além de diretor da Pakalolo, também disputa o campeonato da categoria masters.
Para garantir o baixo custo na aquisição e manutenção dos motores, o item mais caro na prática deste esporte, adotou-se o seguinte sistema: motor standard (convencional), sem preparação; a inscrição será gratuita e estão sendo feitos contatos para que o combustível seja fornecido gratuitamente.
Todas as provas serão acompanhadas por uma comissão disciplinar rigorosa que impedirá que atitudes antidesportivas possam acontecer, evitando-se assim gastos imprevistos para reparar o equipamento.

Texto Anterior: Brasileiros pegam dupla dos EUA na final
Próximo Texto: Campeão quer dar exemplo a pilotos jovens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.