São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lojas se especializam em produtos para montaria

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Lojas se especializam em 1produtos para montaria
Fazendeiros, praticantes de hipismo e de pólo são os principais clientes
Para quem gosta e entende de cavalos, uma opção pouco comum de negócio é o comércio de arreios, artigos de montaria e acessórios. Além do público cativo, formado por praticantes de hipismo, jogadores de pólo, fazendeiros e criadores de cavalo, os novos adeptos da "moda country" têm ajudado a aumentar as vendas, principalmente no que se refere a acessórios.
Uma loja do gênero exige pelo menos 30 m2 de área e US$ 20 mil de investimento inicial. Selas, esporas, produtos de limpeza para cavalos –xampu, sabonete, creme rinse–, massageador para pêlo, raspadeiras, chicotes, botas, botinas, cintos, roupas de montaria –culote, camisa, casaca, capacete, luva, gravata–, mantas, cabrestos e ferraduras são apenas uma amostra da gama de produtos que pode ser comercializada.
Tomas Korcarz, 47, gerente de marketing da Equiloja Spur, voltada para praticantes de hipismo clássico e rural, afirma que a casa deve atender a todo o tipo de público para garantir um volume razoável de vendas. "A loja não sobrevive se for exclusiva para praticantes do esporte", diz. A própria Spur abriu seu leque de produtos e conta hoje com mais de mil itens, destinados a criadores de cavalos e proprietários de haras, além de esportistas.
Outra alternativa é manter uma oficina de consertos. É o que faz a selaria São José, que tem dentro da loja uma oficina de fabricação e conserto de selas. Francisco Teixeira, 43, dono, diz que o segredo desse tipo de casa é estar por dentro do mercado e saber a utilidade de cada produto. "O ponto-chave é o bom atendimento ao cliente", afirma.
O principal problema do setor é o reduzido número de fabricantes, o que gera dificuldades na reposição de estoque. São Carlos (244 km a noroeste de São Paulo), Presidente Prudente (558 km a oeste de São Paulo) e Dores de Campos (MG) são algumas das cidades que concentram fabricantes de selas e arreios.
Não existe selarias industrializadas. As peças são confeccionadas manualmente, o que muda é o acabamento. Na capital se encontram artigos mais refinados e também mais caros.
A casa deve estar localizada em um ponto de fácil acesso ao público de alto poder aquisitivo. Em São Paulo, a grande concentração de lojas do gênero está na região de Santo Amaro, Consolação e Centro.

Texto Anterior: Pressão já funcionou com Localiza e Água de Cheiro
Próximo Texto: Como montar empresa para pesquisar preços de materiais de construção via telefone?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.