São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar empresa para pesquisar preços de materiais de construção via telefone?

Carlos Libman, Indaiatuba, SP
Montar uma central de preços de materiais de construção por telefone parece bem simples, mas não é. Primeiro, é necessário saber se existe demanda para esse tipo de serviço e se essa demanda é suficiente para justificar o empreendimento. Depois, deve-se verificar junto à empresa telefônica de sua cidade a viabilidade do negócio no que se refere à disponibilidade de linhas e o seu custo, caso a cobrança seja feita por ligação telefônica efetuada. Finalmente, verificar se as lojas de materiais de construção da cidade têm interesse no negócio, principalmente para fornecer as listagens.
Atualmente, é difícil a montagem do negócio desse tipo sem o auxílio do computador. Ele deve ter memória e velocidade adequadas para armazenar os dados e atender com rapidez.
Se você pretende constituir uma empresa, vai precisar de uma sala, além de móveis e outros materiais de escritório. Para definir o preço a ser cobrado pelo serviço, você deve se basear nos seus custos (aluguel do imóvel, honorários do contador, materiais de escritório, depreciação dos equipamentos, folha de pagamento e encargos, se houver, contas de água, luz e telefone, entre outros gastos) e na revisão do volume de clientes que pretende atender, sempre de acordo com a demanda do mercado.
A cobrança dos serviços pode ser feita por telefone, por assinatura (onde o assinante se transforma numa espécie de sócio) ou por uma combinação dos dois sistemas.
O investimento inicial para a montagem da central de preços vai se limitar ao custo de aquisição do computador (que não ultrapassa US$ 2.500), dos móveis e utensílios de escritório, das linhas telefônicas (que podem ser adquiridas ou alugadas) e de um pequeno capital de giro para fazer frente às despesas iniciais do escritório até a entrada das receitas dos serviços.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Lojas se especializam em produtos para montaria
Próximo Texto: Casal investe em fábrica de meias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.