São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safrane traz sofisticação no "serviço de bordo"

RICARDO CARVALHO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Simultaneamente ao seu lançamento –está à venda no Brasil desde a semana passada–, Veículos avaliou o Safrane Baccara 3.0, novo modelo superluxo da Renault. O carro –lançado na França em 93– chega por US$ 85 mil para enfrentar Citroen XM, Peugeot 605, Mazda 929, BMW série 5 e Mercedes-Benz.
Topo de linha da estatal francesa, o Safrane se destaca pelo requinte, alto nível de eletrônica embarcada e equipamentos (todos de série) de bordo, voltados para o máximo de sofisticação.
O modelo avaliado (de US$ 85 mil) traz suspensão "inteligente", que altera a altura do carro em relação ao solo e a pressão dos amortecedores, melhorando a estabilidade e eficiência aerodinâmica, de acordo com o piso e a velocidade. O sistema torna o carro macio e firme nas curvas.
Como todo superluxo, o motor não emite vibrações e é bastante silencioso. Mas, em nome do conforto, o desempenho foi sacrificado: o câmbio automático tem relações longas, o que prejudica as retomadas de velocidade.
Um total de 23 centrais eletrônicas comanda quase todas as funções do veículo, desde o ar-condicionado com temperatura diferente para cada ocupante até o som, com toca-discos laser.
Um inusitado computador informa –através de mensagens faladas em francês– qualquer anormalidade. Em caso de problema, o carro avisa o motorista. "O combustível está na reserva; sua autonomia é de 30 km!" ou "a porta está aberta, feche-a!", diz uma delicada voz feminina.
O painel –com aplicações em madeira nobre– traz três mostradores digitais: o do quadro de instrumentos funciona como "check control"; o do centro é um relógio com posição do dial do rádio. O de baixo exibe as funções do ar-condicionado individual.
Bancos, volante (ambos em couro) e espelhos dispõem de memórias (três) que os adaptam simultaneamente a cada motorista. Ao engatar a ré, o espelho direito muda de ângulo, permitindo enxergar a guia ao estacionar.
A versão Baccara 3.0 traz bancos com regulagem eletrônica de distância e de encosto (também disponível atrás). Os da frente dispõem de ajustes extras para costas, coluna e pernas. Teclas nos assentos permitem total adaptação (através de bolsas infláveis internas) à anatomia do corpo.
O carro traz, embutida sob a tampa do porta-malas, uma fina mala de couro portátil que serve como porta-ternos. (RCC)

ONDE ENCONTRAR
Caoa - av. Ibirapuera, 2.822, Moema, São Paulo, tel. (011) 240-9011.

Texto Anterior: BMW inaugura 2 novas revendas autorizadas; Mercedes credencia novo concessionário; Le Son apresenta tweeter minúsculo; JPX inicia vendas de jipes com tração 4x4; Goodyear lança nova banda de recauchutagem; Bikes Gary Fischer chegam ao Brasil
Próximo Texto: Picape S-10 tem esportividade com motor V6
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.