São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
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Carro merece revisão na volta das férias

JOSÉ CARLOS CHAVES
DA REPORTAGEM LOCAL

É uma boa medida submeter o carro a uma revisão geral após as férias, em que o uso é geralmente mais intensivo e duro. Frequentemente o automóvel é submetido a condições hostis, como poeira ou excesso de buracos, que podem comprometer o correto funcionamento de componentes vitais.
Tudo começa com uma lavagem completa. Se o carro foi ao litoral, mas rodou pouco, bastam água e sabão, mesmo por baixo.
Mas se ele enfrentou terra, lama ou areia –e, eventualmente, água salgada– é bom providenciar uma pulverização com óleo vegetal e uma lavagem cuidadosa com água e solução de querosene, rapidamente enxaguada. A dica é do mecânico Vinicius Losacco, 45.
É preciso recalibrar os pneus, seguindo as recomendações do manual. Alguns carros trazem a pressão em adesivo no painel ou portas. Recomenda-se verificar se há corte nos pneus e, se preciso, fazer rodízio e alinhamento.
Oleo do motor pode ser trocado, especialmente se houve poeira em excesso. Verificar óleo de câmbio e diferencial.
Losacco recomenda atenção aos carros automáticos. "Alguns modelos usam tipos diferentes de óleo para diferencial e caixa de câmbio. E o pessoal de postos nem percebe."
Modelos mais antigos têm bicos de lubrificação que precisam ser engraxados, como nos Fusca, Brasília e alguns Chevrolet.
Outro item que merece atenção são os freios. Se o nível do fluido estiver baixo e não houver vazamento é sinal que as pastilhas precisam ser trocadas.
Alguns problemas na pintura podem ser resolvidos em casa. Para manchas de piche, é suficiente um pano com querosene.
Pequenos riscos são solucionados com tinta da cor do carro, vendida em pequenas embalagens em lojas de tintas e de autopeças.
Outra tarefa caseira é a revisão de faróis e lanternas. Verificando todo o conjunto, o motorista pode descobrir um soquete solto ou lâmpada queimada.
O nível do líquido do radiador deve ser completado com solução indicada no manual.
Quem passou por trechos de terra vai ter que checar o filtro de ar, que requer troca aos 3.000 km. Para filtros de óleo e combustível, o intervalo pode ser de 10 mil km. (José Carlos Chaves)

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