São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança deve ser mantida

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da aparência mais chocante dos acidentes em estradas, é nos centros urbanos que o trânsito mata mais. Mesmo assim, o uso do cinto de segurança é obrigatório apenas na estrada.
Acostumar-se a usar sempre o cinto pode ser boa garantia contra ferimentos mais sérios em caso de acidente. A medida deve se estender a todos os ocupantes do carro. Para crianças com menos de quatro anos, é imprescindível usar cadeirinhas especiais, projetadas para firmar o corpo e evitar deslocamento em caso de colisão.
Dirigir prestando atenção no trânsito, à frente, dos lados e atrás, ajuda a evitar acidentes. Os espelhos devem estar sempre ajustados, e precisam ser usados continuamente –não apenas nos momentos de troca de faixa. Sinalizar com o pisca-pisca qualquer manobra faz parte da chamada direção defensiva.
São frequentes as batidas por trás, quase sempre provocadas por imprudência. A distância ideal entre carros para evitar acidentes deve aumentar conforme a velocidade. Deve-se manter, atrás do outro carro, distância equivalente ao total percorrido em dois segundos. Para saber quanto se distanciar, basta esperar o carro da frente passar por um referencial fixo –um poste ou árvore, por exemplo– e contar lentamente.

Texto Anterior: Carro merece revisão na volta das férias
Próximo Texto: Registro de veículos importados cai 44%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.