São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator da revisão acata emendas de envolvidos

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relator da revisão constitucional, deputado Nelson Jobim (PMDB-RS), acatou em seus pareceres 13 emendas apresentadas pelos parlamentares envolvidos no escândalo do Orçamento. O deputado Genebaldo Correia (PMDB-BA) possui o maior índice de aprovação: todas as suas quatro propostas à Constituição foram aceitas por Jobim.
A primeira emenda de Genebaldo está com a votação marcada para a próxima terça-feira. Ele é um dos parlamentares que propôs a redução do mandato presidencial de cinco para quatro anos. O deputado, que está com a sua cassação pedida sob a alegação de falta de decoro, apresentou uma emenda que pune com perda de mandato o parlamentar que deixar o partido pelo qual foi eleito. O ex-líder do PMDB na Câmara também defende a reeleição em cargos executivos e o voto distrital misto.
A CPI do Orçamento, que terminou no último dia 24, pediu a cassação de 18 congressistas e o prosseguimento das investigações de mais 13 –destes, três foram absolvidos sumariamente pela Mesa da Câmara. O relator da revisão já apresentou pareceres sobre 24 temas da Constituição e analisou 23 emendas dos citados pela CPI.
Já nas sessões da revisão, são figuras assíduas os deputados Carlos Benevides (PMDB-CE), Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Ricardo Fiuza (PFL-PE), que não fizeram nenhuma emenda referente aos temas abordados por Jobim nem participaram das votações. Os deputados João Alves (sem partido-BA) e Ézio Ferreira (PFL-AM), também com a cassação requerida pela CPI, apareceram na última terça.

Texto Anterior: Pasta já teve oito ministros
Próximo Texto: Atores globais e atletas jogam futebol no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.