São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda entra com recurso contra liminar

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Fazenda entra com recurso contra liminar
PAULO YAFUSSO
A Procuradoria da Fazenda Nacional deve entrar ainda hoje com recurso no Supremo Tribunal Federal para tentar cassar as liminares concedidas na sexta-feira passada ao restaurante Viva Vida, de Campo Grande, e a frutaria Caxias do Sul, de Ponta Porã, fronteira com o Paraguai. A informação foi dada ontem pelo delegado da Receita Federal em Mato Grosso do Sul, Jorge Aníbal David, 42.
As liminares concedidas pelo juiz substituto da 2.ª Vara Federal do Estado, Adenir Pereira da Silva, livrou esses contribuintes do recolhimento imediato de multa de 300%, fixada pela lei 8.840, que determina a emissão de notas fiscais. "Na minha modesta interpretação, os argumentos apresentados por esses contribuintes não têm fundamento", diz Aníbal David.
Na avaliação dele, não cabe reclamar o princípio da anterioridade porque não se trata de lei criando novo imposto, mas sim estipulando penalidades para os que não emitirem notas fiscais. O delegado da Receita Federal contesta também o argumento de que a multa é um confisco, conforme entende o advogado dos contribuintes, Aires Gonçalves, 48.
Segundo Jorge Aníbal David, de 20 de dezembro do ano passado a fevereiro deste ano, já foram aplicadas multas no valor aproximado de CR$ 40 milhões, atualizadas com base na variação da Ufir (Unidade Fiscal de Referência).

Texto Anterior: TCU exige prestação de contas em 15 dias
Próximo Texto: Sucessão põe fim a grupos familiares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.