São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

ONDE ESTÁ O ÚLTIMO LUGAR "QUENTE" DA GUERRA FRIA?

A tensa Zona Desmilitarizada que atravessa uma faixa fortificada na península da Corea, próxima ao paralelo 38, existe há mais de quatro décadas, e dividde a Coréia do Norte da Coréia do Sul desde a guerra travada entre 1950 e 1953. No meio da Zona Desmilitarizada, a aldeia de Panmunjon, onde a trágua a guerra foi assinada, se converteu em uma relíquia da Guerra Fria.
Como a agora reunificada Alemanha, anteriormente dividida em uma zona oriental e outra ocidental, ambas Coréias foram criadas por potências estrangeiras após a Segunda Guerra Mundial. Mas o comunismo liderado pela URSS foi derrubado, e o Vietnã foi reunificado por um regime comunista após a queda de Saigon, em 1975.
A comunista Coréia do Norte ainda mantém hermeticamente fechada sua fronteira, impedindo a observadores internacionais que avaliem sua capacidade militar e seu armamento nuclear. Ao longo dos anos, mais de 10 milhões de sul-coreanos foram separados de suas famílias do norte. Desde meados da década de 70, o governo da Coréia do Sul se têm mostrado alarmado pelo descobrimento de quatro túneis cavados a partir da Coréia do Norte sob a Zona Desmilitarizada.
Até o momento foram alcançados progressos significativos nas conversações de cúpula que visam a reunificação.

Texto Anterior: Nuvens de gás e poeira criaram a Terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.