São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nuvens de gás e poeira criaram a Terra

KATHY WOLLARD
DO "LOS ANGELES TIMES SYNDICATE"

O aparecimento da Terra é um fato recente dentro da história do Universo. Por 100 milhões de séculos, o universo se virou muito bem sem a gente. Nosso sistema solar –com o Sol, os planetas e as luas– simplesmente não existia.
Então, algo aconteceu. Há cerca de 4,6 bilhões de anos um braço em espiral da Via Láctea se contraiu pela força da gravidade. Este braço era como uma nuvem de gás e poeira, material que compõe as estrelas e novos planetas, e provavelmente se dividiu em centenas de pequenas nuvens. Cada nuvem que encolhia criava uma estrela no seu centro. Eram gases tão comprimidos que átomos se fundiam, gerando luz e calor. Uma destas estrelas era o Sol.
As partículas que orbitavam em torno do Sol sempre colidiam e ficavam grudadas. Os grãos de poeira começaram a crescer e as colisões entre esses novos corpos se tornaram mais violentas. Novos planetas surgiram deste processo, assim como luas, asteróides, meteoritos e cometas. A Terra deve ter demorado 60 milhões de anos para ter o seu tamanho atual.

Texto Anterior: VESTIBULAR DO VÔLEI
Próximo Texto: ONDE ESTÁ O ÚLTIMO LUGAR "QUENTE" DA GUERRA FRIA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.