São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista japonesa expõe máscaras no Rio

SÉRGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A artista plástica Yoshiko Shohoji expõe no Rio alguns dos trabalhos que a tornaram famosa no Japão. Shohoji confecciona máscaras inspiradas no tradicional teatro Kabuki e no Carnaval de Veneza. Ela vai desfilar na escola de samba Unidos de Cabuçu e disse à Folha que seus próximos trabalhos serão influenciados pelo Carnaval carioca.
Inaugurada anteontem, a exposição permanecerá no saguão do hotel Caesar Park (avenida Vieira Souto, 460, Ipanema, zona sul) até o próximo dia 15. É a primeira vez que a artista japonesa tem seus trabalhos mostrados no Brasil.
Curiosa em conhecer o Carnaval do Rio, Shohoji aceitou o convite para desfilar como destaque na "Ala da Integração" da Unidos do Cabuçu, escola de samba do Grupo 1. O enredo da Cabuçu aborda os 85 anos da chegada ao Brasil dos primeiros imigrantes japoneses. A ala será composta por cerca de 100 japoneses e descendentes.
Shohoji criou a fantasia com que vai desfilar. Ela se apresentará no Sambódromo com o rosto coberto por uma de suas máscaras. "Sempre me interessei pelo Carnaval do Rio. Depois de observar as cores do Carnaval, meu trabalho certamente sofrerá modificações", disse ela.
A confecção de máscaras é uma arte milenar no Japão. A inovação praticada por Shohoji foi mesclar a tradição com figuras características do Carnaval veneziano. Para compor as máscaras –de fundo branco e com expressões que se modificam de acordo com a luz incidente–, ela utiliza madeira, couro, papel e poliéster. Shohoji se dedica a esse trabalho há 18 anos.
As máscaras de Shohoji também vão inspirar a decoração do camarote do Caesar Park, responsável pela vinda da artista ao Brasil. Ela chegou ao Rio em 27 de janeiro e disse que gostaria, mas ainda não teve tempo de conhecer outras cidades brasileiras. Sua volta ao Japão está prevista para o dia 23.

Texto Anterior: Nazismo leva polêmica a festival de Roterdã
Próximo Texto: Secretaria divulga programação de 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.