São Paulo, terça-feira, 8 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Muito esforço por nada; Último recurso; Resistência de peso; Torpedo preparado; Desobediência civil; Acúmulo de chutes; Praia adiada; Direto no chefe; Opinião empresarial; Passo em falso

Muito esforço por nada
Ao que tudo indica, mesmo se o Fundo Social for aprovado esta semana pelo Congresso na primeira votação, ele só deve entrar em vigor após o fim do prazo de desincompatibilização. O que o tornaria inútil eleitoralmente para FHC.
Último recurso
A tendência do STF de rejeitar o "método salame" (promulgar aos poucos as decisões da revisão) fez o PSDB pensar numa saída drástica: antecipar o fim da revisão para 15 de março para que o Fundo Social possa vigorar logo.
Resistência de peso
Os maiores partidos do Congresso não querem, de jeito nenhum, o fim da revisão em 15 de março. O PMDB só topa 15 de abril. PFL e PPR idem. Não colará a proposta tucana de abreviar a revisão por causa do Fundo Social.
Torpedo preparado
O Movimento Cívico de Defesa da Constituição (PDT) impugnará com um mandado de segurança no STF o primeiro item da revisão promulgado pelo "método salame". Resta ao governo amansar o PDT liberando verbas para o Rio.Desobediência civil
Ministro-chefe do Emfa, Arnaldo Leme Pereira enviou fax aos parlamentares pedindo a derrubada do artigo 74 do Fundo Social –"pela maneira desastrosa com que afetaria a remuneração dos militares e servidores civis."
Acúmulo de chutes
Para o governo, o fim da desvinculção de verbas para a educação e a habitação significará o engessamento de US$ 1,3 bi. O PPR diz ter projeções que desmentem o governo. Técnicos da Receita dizem que ambos estão chutando.
Praia adiada
Edmar Bacha e Francisco Dornelles (PPR-RJ) passaram o fim-de-semana longe da praia. Foram longas as conversas em busca de um acordo para a votação do Fundo Social. De pouco adiantaram. O impasse persiste.
Direto no chefe
Não bastasse a oposição dentro do Congresso ao Plano FHC, o procurador-geral Aristides Junqueira também meteu a colher. Foi direto a Itamar protestar contra os "cortes" de verbas da área social.
Opinião empresarial
O Acorde entrega ao relator Nelson Jobim pesquisa com entidades que representam 20 mil empresas com propostas unânimes para a revisão. Entre elas, fim da aposentadoria por tempo de serviço e o voto distrital misto.
Passo em falso
Líderes moderados do PT já se preocupam com as seguidas manifestações do partido sobre temas militares. Acham que isso compromete o esforço de despolitizar o papel das Forças Armadas.

Próximo Texto: Folias de Momo; Para a platéia; República reduzida; Sem espionagem; Ar quente; Empurrão; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.