São Paulo, quarta-feira, 9 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro tenta ratificar tratados no Congresso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou que vai divulgar na próxima semana uma declaração internacional reafirmando a intenção do Brasil em usar a energia e tecnologia nucleares apenas para fins pacíficos. Essa é mais uma tentativa do governo brasileiro de evitar retaliações internacionais pela demora na ratificação pelo Congresso dos tratados que controlam o uso da energia nuclear no país.
Ontem, a ofensiva do ministro foi junto ao Congresso Nacional. Amorim pediu ao presidente do Senado, Humberto Lucena (PMDB-PB), a ratificação dos acordos. Sem isso, poderá fracassar a viagem do ministro à Alemanha no próximo dia 23, já que o país condiciona a cooperação tecnológica à ratificação do Quadripartite (que prevê a aplicação de salvaguardas aos materiais nucleares e assegura seu uso pacífico).
Segundo o ministro, a exemplo da usina de Angra 2, outros programas estão sendo prejudicados porque os países se recusam a transferir tecnologia ao Brasil.

Texto Anterior: Itamar manda apressar troca de moeda
Próximo Texto: Orçamento desvirtua uso do Fundo Social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.