São Paulo, quarta-feira, 9 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Via bloqueada; No contra-ataque; Outros interesses; Autoria indefinida; Ladeira acima; BFB enxuga; Novo impacto; Iniciativa privada; Ver para crer

Via bloqueada
Não há hipótese de alguns Estados manterem a redução da alíquota de ICMS para a indústria automobilística à revelia do Confaz, como sugere a Anfavea.
"Sem unanimidade não há validade jurídica", diz Clóvis Panzarini, da Fazenda de São Paulo.
No contra-ataque
Na última reunião do Confaz, em que São Paulo foi voto vencido, decidiu-se reduzir gradualmente o incentivo fiscal até sua extinção no final do ano.
Agora, a indústria articula um lobby para reverter a decisão na reunião de março.
Outros interesses
Em São Paulo, a interpretação corrente é de que os Estados que mais se opõem à manutenção do incentivo –Rio Grande do Sul, Rio e Ceará– têm motivação política.
Autoria indefinida
Ainda não está decidido quem levará ao Confaz a proposta de manter a redução do ICMS.
Panzarini não descarta que seja o Estado de São Paulo, ou o próprio Ministério da Fazenda.
Ladeira acima
Apesar do terremoto na Califórnia, do frio intenso e da alta dos preços, a venda de carros e utilitários nos EUA cresceu 13,7% em janeiro em relação ao mesmo mês de 93.
O que dá a medida da recuperação americana.
BFB enxuga
O Banco Francês e Brasileiro está iniciando profunda reforma interna que levará ao enxugamento de quadros: 20 executivos já deixaram o banco.
Novo impacto
A Coca-Cola americana dá início à veiculação da segunda geração de comerciais que, segundo o "The New York Times", é tão anticonvencional quanto a anterior.
O orçamento anual global está estimado em US$ 600 milhões.
Iniciativa privada
A Goyana, tradicional fabricante de assentos sanitários, investe US$ 10 milhões no plano de reestruturação introduzido pela Unipar.
Sob a gestão da Odebrecht, a indústria inicia a importação de móveis italianos.
Ver para crer
A revista britânica "The Economist" comenta com profundo ceticismo as chances da reforma constitucional.
"Acredite quando acontecer", recomenda, em editorial. "E então espere para ver até onde as mudanças das regras mudam o mundo real."

Texto Anterior: Operação contábil; Política empresarial; Pela transparência; Leão incômodo; Com discurso; Sob nova direção; A luta continua; Sem atividades
Próximo Texto: Em defesa do contribuinte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.