São Paulo, quarta-feira, 9 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presario é compacto e simples de usar

NIVALDI CALÔNEGO JR; REGINA H. CARLUCCI SANTANA; MARCOS JOSÉ SANTANA; EDUARDO MARQUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Compaq coloca no mercado nacional o microcomputador Presario 425. Esse sistema possui a característica de ser bastante compacto, incluindo em um único gabinete o monitor, a CPU e periféricos básicos.
Suas dimensões não excedem em muito a dimensão de um monitor de vídeo de 14 polegadas. O modelo testado, na cor gelo, apresenta boa aparência e design arrojado, combinando características adequadas a ambientes onde economia de espaço é um fator a ser considerado.
O sistema Presario 425 possui, além das interfaces serial (RS232) e paralela (Centronics), os subsistemas de controle de disco, fax/modem, interface para videogames, mouse e vídeo, todos "on board".
Os software que acompanham a máquina vêm instalados e são, na maioria, de fácil utilização. Dentre eles estão o "MaxFax", o "Prodigy", o "TabWorks" e outros aplicativos que a Compaq oferece para que se explorem ao máximo as características do sistema.
A configuração do Presario 425 testado no LaSD (Laboratório de Sistemas Digitais - ICMSC-USP) possui como unidade cental de processamento (CPU) o microprocessador Intel 80.486SX.
Embora esse processador não possua unidade aritmética de ponto flutuante interna à CPU, o sistema permite que um co-processador aritmético possa ser instalado sem dificuldades. Embora não tenha sido testado, os manuais informam que há a possibilidade de se substituir a CPU (por exemplo, utilizando-se um 486DX), aprimorando-se a capacidade de processamento desse sistema.
Essa linha da Compaq atende às necessidades de diversos setores, variando desde utilização doméstica até aplicações comerciais. As características reunidas no Presario 425 são adequadas às necessidades presentes em um escritório, uma vez que o sistema reúne uma grande variedade de recursos necessários no dia-a-dia de uma secretária, por exemplo.
Contudo, deixa a desejar quando se pretende expandir o sistema ou quando é preciso efetuar alguma espécie de manutenção da máquina.
O monitor que acompanha o sistema (VGA colorido) é de boa qualidade, alta resolução e cintilação (flicking) praticamente imperceptível. O teclado da máquina possui 101 teclas, é de boa qualidade, com toque suave e alta sensibilidade, não sendo, porém, padrão ABNT.
Como complemento, o sistema possui interfaces para mouse e videogames.
Capacidade limitada
O Presario 425 possui um único acionador de disquete de 3,5 polegadas, alta densidade, instalado no gabinete do sistema, existindo a possibilidade de instalação de um segundo acionador externo.
O disco rígido que acompanha o sistema testado é de capacidade limitada para o tipo de máquina (104 Mbytes), uma vez que os aplicativos disponíveis no mercado são, a cada dia, mais esbanjadores de memória (tanto secundária como principal). No sistema testado, com o software pré-instalado, o usuário tem disponível em torno de 43 Mbytes apenas.
A documentação de hardware fornecida com o produto está redigida em inglês. É sucinta, mas suficiente para o tipo de equipamento. Comparada a outras máquinas testadas anteriormente pela equipe do LaSD, a documentação de hardware deixa a desejar.
Apesar de bastante compacto, o sistema testado apresenta dois slots de expansão. A qualidade eletromecânica do sistema é boa, sendo compatível com os equipamentos similares disponíveis no mercado.
O conjunto de software que acompanha o Presario 425 é altamente atrativo. O "PFS:Window Works (versão 2.0)", por exemplo, constitui um conjunto de ferramentas para automação de escritório que possui, entre outras facilidades, interface para gerenciamento direto do software de transmissão e recepção de fax.
O software de comunicação ("MaxFax") constitui um sistema bastante elegante e com potencialidade para dinamizar o dia-a-dia de um escritório. O sistema permite acesso remoto a outras máquinas (via rede telefônica) bem como o envio e a recepção de fax, além de permitir a instalação de secretária eletrônica (com diversas opções de funcionamento).
Infelizmente, o manual desse software deixa a desejar no sentido de auxiliar os usuários na instalação do sistema. Por exemplo, durante os testes, houve diversos problemas quanto à sua utilização em um ambiente com PBX e linha por tons. Certamente usuários com pouca experiência nessa área poderão ter dificuldades.
Apesar do Presario 425 constituir uma máquina compacta e adequada a diversas aplicações, algumas de suas características podem restringir a gama de usuários interessados nesse sistema.
Como exemplo de suas restrições têm-se o desempenho obtido nos testes (ver tabela), a pouca versatilidade em termos de expansão, o custo apresentado e principalmente as possíveis dificuldades com a manutenção do sistema. Pequenos problemas que corriqueiramente ocorrem, por exemplo, nos subsistemas de disco e vídeo, e que são facilmente transponíveis em sistemas convencionais, podem, no Presario, significar a inutilização temporária do sistema bem como um maior custo de manutenção.

*Colaborou Eduardo Marques

Texto Anterior: Termo surgiu em peça teatral tcheca
Próximo Texto: Alfa Digital lança três notebooks com CD-ROM externo opcional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.