São Paulo, quarta-feira, 9 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denver se transforma em nova Meca da multimídia

Cidade do Colorado atrai empresas de comunicação

KEVIN MANEY
DO "USA TODAY"

Se existe uma capital da televisão high tech, interativa, ela está aqui: um trecho de rodovia que vai de Englewood até Boulder, passando por Denver, no Colorado (EUA). A região dá sinais de estar se transformando em uma Silicon Valley da era das comunicações.
Nas empresas de televisão, telefones e computadores, em todos os EUA, as pessoas falam sobre fazer a peregrinação até Denver. Frequentemente elas vêm fazer suas reverências aos pés da Tele-Communications Inc., sediada em Englewood, a companhia de televisão mais poderosa do país. A TCI se tornou ainda mais importante, principalmente agora que anunciou sua próxima fusão com a companhia telefônica regional Bell Atlantic para formar uma imensa empresa de comunicações.
Mas a TCI está longe de ser a única Meca dos peregrinos tecnológicos de hoje. Eles podem fazer uma parada no novo laboratório de mídia eletrônica da Apple, em Boulder. Ou, então, visitar a Jones Intercable, em Englewood, para ver a rede educacional interativa que a companhia está desenvolvendo. Ou então fazer uma visita à Daniels & Associates, em Denver, uma grande companhia financeira de televisão que vem trabalhando com muitas fusões e alianças.
"A região virou uma Meca, sem dúvida alguma", diz Kelly Boyle, porta-voz da National Cable Television Association (Associação Nacional de Televisão a Cabo). "Muitas companhias menores estão vindo para cá para estar perto das grandes, que vendem mais."
A lista das empresas presentes aqui e o que elas fazem parece um rol dos grandes nomes da multimídia, em que telefones, computadores e televisões se fundem numa única máquina de mídia.
A Liberty Media, a gigante da programação de televisão a cabo, separou-se da TCI em 1991, mudou-se temporariamente para Cheyenne, Wyoming, e agora voltou para Denver e vai se fundir com a TCI outra vez.
A US West, a companhia telefônica regional que está agressivamente investindo no setor da TV a cabo, está sediada em Englewood. Ela tem a TV Guide on Screen (Guia de Televisão na Tela), o lançamento da "TV Guide Magazine" (Revista de Programação de TV) para colocar guias interativos de programação nos sistemas de televisão a cabo com 500 canais.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Alfa Digital lança três notebooks com CD-ROM externo opcional
Próximo Texto: WordPerfect traz produtos por US$ 29
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.