São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumo durante gravidez diminui QI de crianças

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Crianças cujas mães fumaram durante a gravidez apresentam quocientes de inteligência (QI) inferiores aos de filhos de mães que não fumaram. A conclusão é de cientistas norte-americanos, que publicaram seus resultados na edição de fevereiro da revista "Pediatrics".
A diferença de QI pôde ser medida em crianças com três anos de idade. Filhos de mulheres que fumaram pelo menos dez cigarros por dia durante os meses da gestação têm QI nove pontos mais baixo do que filhos de não-fumantes, de acordo com cientistas de duas universidades de Nova York. O trabalho, realizado entre 1979 e 1983, envolveu 400 mulheres.
No entanto, a diferença de QI fica em apenas quatro pontos quando se leva em conta outros fatores, como educação, idade e regime alimentar dos pais, ressaltou Charles Henderson, um dos cientistas envolvidos.
Para explicar a redução do QI, os pesquisadores sugerem que o fumo tenha reduzido o fluxo de oxigênio e de nutrientes, o que poderia ter prejudicado o desenvolvimento neurológico do feto.

Texto Anterior: Brasil adota norma internacional para produzir e lançar satélites
Próximo Texto: Cientistas sintetizam antitumoral natural; Discovery aterrissa com atraso na Flórida; Prêmio Nobel de 1975 morre de câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.