São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de Santos alerta sobre tubarões

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A Prefeitura de Santos (SP) recomenda aos banhistas que evitem profundidades superiores a 1,8 m nos próximos dois dias nas praias do município. A medida é preventiva, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, e está relacionada com a possível aparição de tubarões na baía de Santos.
Na última terça-feira, o estudante Alexandre Nascimento Martins, 14, disse ter sido ferido por um tubarão. O acidente aconteceu às 14h, na praia de José Menino, próximo ao canal 2. Martins nadava a uma profundidade de 1,5 m quando sentiu uma dor no pé esquerdo.
Segundo os biólogos Otto Bismarck Gadig e Luiz Alonso Ferreira, que examinaram o ferimento no pé do estudante, a marca deixada pode ter sido produzida por um tubarão. "É um ferimento característico da espécie, produzido por um animal com provavelmente 1 m de comprimento", disse Gadig. Representante do Museu Estadual da Flórida, que cataloga ataques de tubarões no mundo, Gadig afirmou que o último registro envolvendo seres humanos no Brasil aconteceu há poucos dias em Pernambuco. Foi em 31 de janeiro deste ano. A vítima foi um menino, também de 14 anos, que teve ferimentos na perna e no pé.
Gadig acredita que não há motivo para pânico. "Ataques de tubarões a pessoas são casos raros. No Brasil, só temos conhecimento de 50 notificações dessa natureza", afirmou. Para o biólogo Ferreira, chefe do Museu do Mar de Santos, "o que aconteceu com Martins é um fato isolado, muito raro de se repetir".
Gadig, que faz tese de mestrado sobre tubarões na Universidade Federal da Paraíba, disse que o primeiro ataque de tubarões a pessoas na Baixada Santista aconteceu em março de 1976. "Foi uma mulher de 34 anos, atacada na praia do Boqueirão, em Praia Grande. Ele teve parte do tronco arrancado e morreu". "Não existe um local específico no litoral brasileiro onde esses ataques sejam mais frequentes. Eles acontecem de forma aleatória", disse Gadig.

Texto Anterior: Segurança se suicida após matar a mulher com 4 tiros
Próximo Texto: Abastecimento de água volta ao normal em Santos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.