São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994 |
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Supermercados reajustam preços em 9,8%
MAURO ZAFALON
A aceleração se deve ao repasse de preços recebidos das indústrias aos consumidores e à recuperação de alguns itens que estavam defasados nas últimas semanas. Entre os que tiveram repasse das indústrias estão os alimentos enlatados, que passaram a custar 11,15% mais na semana. Molho de tomate, palmito e sardinhas estão entre os maiores aumentos no setor. Nas últimas quatro semanas estes produtos subiram 47%. Já a carne está entre os itens que estão recuperando defasagem. A variação de preços foi pequena nas últimas semanas de janeiro e na primeira de fevereiro ficou acima da média, em 10,24%. No acumulado em quatro semanas os consumidores paulistanos estão pagando 20,8% mais pelo produto. A elevação da carne abaixo da média de inflação reflete o comportamento dos preços no atacado e dos valores pagos aos pecuaristas. A arroba de boi teve aumento de apenas 28,87% em 30 dias, abaixo da inflação da Fipe que está em 38,52% no período. Os produtos agrícolas estão com pressão menor nos últimos 30 dias do que em janeiro. As exceções ficam para feijão e café. No primeiro caso, a safra está atrasada, enquanto o café reflete no mercado interno a valorização do exterior. A alta menor dos agrícolas no campo está segurando os preços dos alimentos básicos, que subiram na primeira semana do mês 7,54%, contra 10% no final de janeiro. Esta alta se deve basicamente à carne, batata e cebola. Os produtos de higiene e de limpeza tiveram reajustes inferiores à média geral do Datafolha. Os de higiene subiram 8,45%, contra 12,09% na semana anterior, enquanto os de limpeza estão 7,71% mais caros. Na última semana de janeiro a alta foi de 4,93%. A pesquisa do DataFolha é feita em 12 supermercados e 12 hipermercados de São Paulo e abrange 96 itens nos setores de alimentação, produtos de higiene e beleza e artigos de limpeza. Nos últimos 30 dias, os supermercados tiveram elevação média de 41,8% e os hipermercados, de 40%. Texto Anterior: Bolsa acumula alta de 39,82% no mês Próximo Texto: Marca da Philip Morris é 2.ª no ranking Índice |
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