São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo federal nega empréstimo à Gurgel

DA FOLHA SUDESTE

O grupo formado no governo federal para examinar a possibilidade de injetar dinheiro na Gurgel Motores S/A, de Rio Claro, decidiu anteontem negar o pedido de verbas da empresa. Desde dezembro, o empresário João Augusto do Amaral Gurgel tenta o empréstimo de US$ 100 milhões. O empresário não foi encontrado ontem.
A decisão de negar o pedido de verbas foi tomada em reunião no Ministério da Indústria e Comércio, com representantes das secretarias de Política Industrial e Econômica, do Banco do Brasil, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
Segundo o BNDES, na reunião foi explicado que o banco não tem condições de injetar dinheiro na empresa. Gurgel pedia a parceria do governo para desenvolver o Delta, carro com tecnologia nacional, que geraria 150 mil empregos. Gurgel quer construir uma fábrica dos componentes do Delta em Uberlândia (MG) e dez montadoras pelo país, além de salvar a empresa em Rio Claro, concordatária e com risco de ter falência decretada. O presidente Itamar encaminhou pedido de avaliação do projeto aos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio.

Texto Anterior: Rakam Tecidos prepara recurso contra requerimento de falência
Próximo Texto: Base reforçada; Fase embrionária; Um por vez; Na prática; Ajustando o tamanho; Em alta; Mais visores; Preço da praça; Fundo incorporado; Opções em análise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.