São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Palmeiras assume papel de favorito

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Wanderley Luxemburgo disse ontem que todos os times do Grupo A-1 têm interesse especial em vencer o Palmeiras, o líder do campeonato por pontos perdidos. "Por causa da nossa imagem, vencer o Palmeiras é uma coisa muito importante para qualquer adversário nosso", disse o treinador. O adversário de hoje é a Portuguesa, comandada pelo técnico Fito Neves. A partida será às 17h, no Parque Antarctica.
Luxemburgo afirma que foi criada em torno do Palmeiras uma aura de time invencível. "Isso não é verdade, mas isso faz todos os times se esforçarem mais contra nós. Eles mudam seu jeito de atuar, fazem marcação homem-a-homem e tudo mais o que puderem para não nos deixarem jogar."
Por causa disso, Luxemburgo disse que torcida precisa se comportar como o "12º jogador". "Isso não aconteceu contra o União São João. Eles precisam entender que não vamos golear todo mundo. Ontem (quinta-feira), o nosso time precisava do incentivo da torcida e isso não aconteceu."
Dizendo a todo momento que não estava "criticando a torcida", Luxemburgo disse também que há uma "resistência grande" contra o lateral-direito Gil Baiano, "por ele ter sido do Bragantino. Ontem, ele jogou muito bem e a torcida não disse nada. No seu primeiro erro, começaram a gritar o nome do Cláudio".
Luxemburgo disse que jogar a cada dois dias (enfrentou o 4 de Julho na terça, o União, na quinta e pega a Portuguesa, hoje) não está provocando cansaço nos jogadores. "Estamos em começo de temporada, não poderíamos estar cansados. A prova disso é que contra o União nós levamos o primeiro gol, tivemos força para empatar e ainda criamos várias chances para decidir o jogo."
Sobre o jogo contra o União, Luxemburgo disse que o Palmeiras desperdiçou muitas oportunidades de gol. "Na única falha nossa, eles marcaram", disse referindo-se ao erro do zagueiro Antônio Carlos ao tentar cortar uma bola sobre a linha da grande área. "Se tívessemos acertado o pênalti, o resultado seria outro", acrescentou, lembrando o erro do centroavante Evair, no final do primeiro tempo.
Para o jogo de hoje, a única alteração será a entrada de Amaral no lugar do primeiro volante César Sampaio, expulso contra o União São João. Amaral disse que prefere jogar como segundo volante, mas que ficar "como primeiro também está bom." O meia Edmundo disse que espera que a Portuguesa jogue mais aberto do que o União. "Eles têm tradição de time grande e devem jogar mais à frente", completou.
O técnico também atacou a tabela. "O Carnaval é da tradição do brasileiro. Aposto que quem marcou o jogo para quarta-feira também vai brincar no Carnaval. Não posso impedir meus jogadores de se divertirem, mas eles vão ter que voltar mais cedo."

NA TV
VT, às 20h, na TV Bandeirantes e gols nos telejornais noturnos
LEIA MAIS
sobre a rodada nas págs. 3 e 4

Próximo Texto: Edílson e Amaral saem na Camisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.