São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bahia tem timbalada e Olodum

DA REDAÇÃO

Carnaval em Salvador não tem escola de samba. A festa acontece na rua. O percussionista Carlinhos Brown criou um grupo chamado Timbalada. São dez cantores e 250 músicos tocando instrumentos como timbau, surdo, triângulo e agogô. Esse som ficou conhecido como timbalada por causa dos timbaus. Os timbaleiros vestem calções coloridos e pintam o corpo e o rosto com desenhos indígenas e africanos.
Os trios elétricos são grandes carrocerias decoradas que passeiam nas ruas de Salvador, carregando músicos, instrumentos e equipamentos de som e luz. As carrocerias são montadas em cima de caminhões. A energia elétrica consumida por um carro desses é capaz de iluminar uma cidade de 30 mil habitantes.
As pessoas dançam e cantam atrás do trio elétrico as músicas de Carnaval que fazem sucesso na Bahia. Usam uma fantasia chamada mortalha e ficam separadas da multidão por cordas de segurança. Quem não tem mortalha e pula atrás do trio é chamado de "pipoca".
O bloco Olodum é famoso em vários países. O som que eles fazem é o "samba-rock". É dançante e anima os clubes e o Carnaval de rua. O bloco toca tambores . O vocalista canta canções de amor e sobre os problemas do preconceito racial que os negros enfrentam.
Nas apresentações, os percussionistas fazem movimentos com os braços, como se dançassem.

Texto Anterior: Como nasceram as escolas de samba
Próximo Texto: O resgate do planeta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.