São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como nasceram as escolas de samba

JOÃO MÁXIMO
DA SUCURSAL DO RIO

As escolas de samba nasceram no Rio de Janeiro. Tudo começou com a libertação dos escravos em 1888. Pode-se dizer que a lei Áurea dividiu a população negra do Rio em duas.Os ex-escravos que tinham trabalho ficaram morando no centro da cidade.
Os desempregados foram construir suas casas nos morros ou em lugares mais afastados.
O samba era a música mais importante das duas comunidades. Os negros da cidade dançavam e cantavam à vontade nas festas de fim-de-semana que as chamadas "tias baianas" davam em suas casas. Os negros que moravam nos morros eram proibidos de sambar pela polícia porque suas festas sempre acabavam em briga.
As escolas de samba surgiram porque os moradores dos morros queriam provar à polícia que eram capazes de fazer uma festa de Carnaval tão civilizada quanto as das "tias".
A primeira escola de samba carioca, a Deixa Falar, surgiu em 1928, no bairro do Estácio, ao pé do morro de São Carlos. Logo, outras seguiriam seus passos. Assim, da perseguição policial acabaria nascendo a maior festa do Carnaval brasileiro.

Texto Anterior: Quem não gosta de samba, bom sujeito não é
Próximo Texto: Bahia tem timbalada e Olodum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.