São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paris terá "noites de tango"

FERNANDA SCALZO
DE PARIS

As comemorações do "Ano Cortázar", que homenageiam o escritor argentino naturalizado francês, começaram no último dia três com um debate entre escritores no Centro Georges Pompidou (Beaubourg) e a exibição do filme "Julio Cortázar", de Alan Caroff e Claude Namer. Durante todo este ano, o documentário que reúne depoimentos do escritor será exibido em diversas salas da França.
O Centro Georges Pompidou promove também até o próximo dia 28 uma exposição de fotografias sobre Julio Cortázar. No "Trottoirs de Buenos Aires", casa noturna especializada em tango, duas vezes por mês a noite será dedicada ao escritor, com leitura de seus textos intercalada por música argentina. A primeira "noite Cortázar" será no próximo dia 14.
Mesas-redondas estão previstas na Casa dos Escritores, na Unesco, na Casa da América Latina e no Instituto de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos da Sorbonne. No dia 25 de maio, a universidade promove a "Grande Festa Cortázar", com depoimentos de escritores, músicos e outros artistas que conviveram com Cortázar.
Em outubro, na feira do livro "La Fureur de Lire", o escritor argentino será um dos destaques, com programação especial. Entretanto, a editora Gallimard, que publica suas obras na França, não lançará este ano nenhuma nova edição.
Cortázar viveu na França desde 1951, trabalhando como tradutor e intérprete da Unesco. Naturalizou-se francês poucos anos antes de morrer, de câncer, em Paris.

Texto Anterior: Editora publica obra inédita
Próximo Texto: Hopkins segue seu caminho estelar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.