São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para investidor alemão, ameaça não é mero blefe

Claudio Sonder acredita nas retaliações contra o país

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, Claudio Sonder, acredita que os EUA vão retaliar o governo brasileiro por causa da demora da aprovação da nova lei de patentes. "A ameaça de sanções econômicas contra as exportações brasileiras não é um mero blefe dos EUA", afirmou.
Para Sonder, o Brasil está desnecesariamente protelando a decisão sobre a nova lei das patentes. "O Congresso está pondo ênfase em conceitos de antiguidade que não deveriam mais existir", disse.
*
Folha - Como o sr. avalia as ameaças dos EUA de retaliação contra o Brasil?
Claudio Sonder - O Brasil está desnecessariamente protelando a decisão sobre a nova lei das patentes. O Congresso com isso está pondo ênfase em eventuais conceitos de antiguidade que não deveriam mais existir. Há partes da sociedade que são contra uma nova lei de patentes, principalmente com relação à área farmacêutica, mas acredito que isso é negativo em relação às necessidades que o Brasil tem de se acoplar ao mundo moderno.
Folha - O sr. acredita nas retaliações?
Sonder Acredito. Não é mero blefe.
Folha - Qual seria a repercussão dessas retaliações nas decisões de investimento estrangeiro no Brasil?
Sonder - As decisões de investimento estrangeiro dependem da estabilidade de regras, de abolir as restrições ao capital externo e da conclusão das negociações com o FMI. Sem isso, é difícil prever investimentos e uma priorização do Brasil na América Latina.
Folha -De locomotiva econômica da América Latina o Brasil passa a ser o último vagão do trem?
Sonder - Os investidore esperam a conclusão das reformas no Brasil para que a América Latina volte a ter a prioridade dos anos 80. Um pouco do charme dos países asiáticos deixou de existir e o Brasil é certamente um retardante e não um catalisador para que isso aconteça. (ACS)

Texto Anterior: EUA são o segundo maior parceiro
Próximo Texto: Odebrecht queixa-se de"armação" no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.