São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

NBA sente a ausência de Jordan

EDGARD ALVES; JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Michael Jordan faz falta. Pelo menos para os torcedores que elegeram as estrelas do 44º All Star Game, a confraternização anual da NBA, a liga profissional de basquete dos EUA. O confronto entre os melhores do Leste e os destaques do Oeste acontece hoje no Target Center, de Minneapolis, Minnesota. Desta vez, o jogo acrobático que vinha reinando na liga na última década, marcado pela agilidade e destreza de astros como Jordan, deve ser rendido pelos movimentos mais lentos, e mais truculentos, dos superpivôs, marca registrada desta temporada.
Jordan, cestinha do time do Leste nos últimos seis All Star, está aposentado. Ano passado, ele entrou na quadra –a promoção aconteceu em Salt Lake City, Utah– como o jogador preferido dos torcedores, com 1.035.824 votos. Hoje, o mais votado é exatamente o rival de Jordan na campanha 92-93, o ala Charles Barkley (não atua por estar contundido), que recebeu 794.936 votos. A diferença das duas votações é brutal.
O pivô Hakeem Olajuwon, do Houston, depois de três anos como reserva da equipe das Estrelas do Oeste, ganha uma motivação especial. Recuperou a confiança dos torcedores, que lhe garantiram o posto de titular. Olajuwon enfrenta Shaquille O'Neal, do Orlando, o dono da posição do outro lado.
O duelo dos gigantes, que deve ser a atração da festa, envolve outros grandalhões da liga. Shaquille vai ter a chance de descansar sem colocar a equipe em risco, pois no banco do Leste ainda tem Pat Ewing, do New York, que teve uma votação expressiva (427.216 votos), mas que só foi selecionado por opção do técnico, uma vez que apenas os cinco titulares são garantidos pelo voto. No grupo do Oeste, o técnico George Karl optou pela convocação de David Robinson (350.873 votos), do San Antonio, para apoiar Olajuwon, embora os torcedores tivessem manifestado preferência por Chris Webber (384.333 votos), do Golden State.
Olajuwon joga o All Star pela nona vez, a sexta como titular, em seus dez anos de NBA. Falhou apenas em 1991, porque estava contundido. Nigeriano naturalizado norte-americano, Olajuwon mostra evolução técnica nesta temporada. Ficou satisfeito com o reconhecimento disso pelos torcedores que o reconduziram ao posto de titular, ocupado por Robinson nas últimas três competições. "Quando Robinson foi o escolhido nunca considerei que fosse melhor que eu, simplesmente se tratava de uma opinião pessoal dos torcedores", afirmou Olajuwon.
Os titulares do Oeste são todos jogadores com experiência no evento. O time: Shaw Kemp, Hakeem Olajuwon, Clyde Drexler, Mitch Richmond e Karl Malone, alçado da reserva pela ausência de Charles Barkley (em seu lugar entrou, de última hora, Gary Payton). No banco: Kevin Johnson, Danny Manning, Clifford Robinson, David Robinson, Latrell Sprewell e John Stockton.
A representação do Leste tem três novos titulares –os armadores B.J.Armstrong e Kenny Anderson e o ala Derrick Coleman–, que formam ao lado de Scottie Pippen e Shaquille O'Neal. No banco ficam: Dominique Wilkins, Mark Price, Mookie Blaylock, Pat Ewing, Horace Grant, John Starks e Charles Oakley, que acabou entrando no lugar de Alonzo Mourning. Serão dirigidos por Lenny Wilkens, do Atlanta, equipe com a melhor campanha da Conferência Leste até o momento.

Com as agências internacionais

NA TV
Ao vivo, Bandeirantes (21h15) e TVA (21h30)

Próximo Texto: Marketing entra em quadra hoje à noite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.