São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
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Marketing entra em quadra hoje à noite

FÁBIO SORMANI
ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

Esta 44ª edição do All Star Game vai ser uma festa –como é todo ano. Mas a celebração só começou ontem à noite, quando a bola do jogo dos "rookies", que abriu o evento, foi lançada ao ar.
Até isso ter acontecido, o basquete norte-americano (leia-se jogadores, torcedores, organização e mídia) estava preocupado apenas com o campeonato, que está a todo o vapor. Os meios de comunicação aqui nos EUA só abriram espaço para o All Star Game para anunciar o evento ou para noticiar as ausências.
No jogo de logo mais à noite, o marketing vai entrar em quadra também. A Reebok, fabricante de tênis e principal concorrente da Nike, lançará a terceira edição do calçado que seu maior garoto-propaganda, o pivô Shaquille O'Neal, do Orlando Magic, vai usar daqui até o final desta temporada.
O tênis já foi batizado de "Shaq III" e vai custar ao consumidor, aqui nos EUA, US$ 135,00. A Reebok reservou US$ 30 milhões de sua verba para lançar o calçado.
Por falar em Shaquille O'Neal, o 32 do Orlando é o astro principal do filme "Blue Chips", que tem a participação, também, de seu companheiro de time Anfernee Hardaway, além de Chris Mullin (Golden State), Calbert Cheaney (Washington) e do técnico Bob Knight (Universidade de Indiana). Larry Bird (ex-Boston) também participa do filme. De Hollywood veio Nick Nolte ("Um Tira da Pesada" e "Príncipe das Marés"). A película estréia no dia 18 de fevereiro, sexta-feira seguinte ao All Star Game, que deve consagrar O'Neal.
O marketing, aliás, é a palavra-chave nos EUA. Sem ele, nada dá certo. O Dallas Mavericks, último colocado da NBA, por exemplo, presenteia os torcedores que estão resistindo à idéia de abandoná-lo. As crianças trocam o tíquete de entrada por uma bola com as cores e o logo do time.
O San Antonio Spurs, um dos melhores times da liga, dá às mulheres que vão ver seus jogos no Alamodome pom-pons em preto e cinza (as cores do time) para serem agitados durante a partida. É infalível: a cada ponto dos Spurs, o ginásio torna-se preto e cinza.
Houston e Miami também presenteiam seus torcedores. Quem compra refrigerante recebe o líquido em um espetacular copo em plástico resistente com o logo e alguma inscrição do time.
Para que tudo isso dê certo, a organização tem de ser infalível. Só para se ter uma idéia, o All Star Game do ano que vem já está marcado para a segunda semana de fevereiro em Phoenix, no Arizona. Nesta semana que passou foi definido o local, San Antonio.
Só pode dar certo.

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