São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especulação de Carnaval

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

As sucessivas reuniões da equipe econômica desencadearam, na quinta-feira, com leve prolongamento na sexta, o boato de que o Plano FHC seria baixado durante o Carnaval. Segundo o rumor, o ministro Fernando Henrique Cardoso queimaria a etapa da URV. A nova moeda, dolarizada, seria implantada sem a fase de transição do indexador único, com tablita de deflação e tudo. Diante do boato, houve algum movimento coordenado de proteção em ativos reais. Mas, na verdade, o que aconteceu foi uma folia especulativa pré-carnavalesca.
É temerário acreditar nesse boato de plano-já. São remotíssimas as chances de o ministro Fernando Henrique vencer, de uma hora para outra, sua notória aversão a lances ousados.
Para que o cumprimento do cronograma ocorra sem sobressaltos será imprescindível executar uma política monetária apertada. Isso, no Brasil, é sinônimo único de juros reais nas nuvens. A elevação dos juros pode ocorrer no dia 1.º de março. Até lá, insista nas operações indexadas ao CDI-Over.

Texto Anterior: A lógica para a conversão dos contratos
Próximo Texto: Opção por fundo de ações exige cuidado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.