São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Temos espírito invisível'

ADRIANA SALLES GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

O economista norte-americano Lester Thurow costuma dizer que a desvantagem das empresas japonesas está no fato de sua cultura não se mesclar com outras. Os empregados da Honda do Brasil não parecem ter dificuldade em absorver símbolos da empresa. "Com nove anos de Honda, fui para o Japão e me surpreendi agindo como um japonês", diz Luiz Carlos Sebastião, 37, do departamento de suprimentos.
"A Honda tem um espírito invisível que envolve seus funcionários, apesar do ambiente competitivo", explica Fernando Takesi Arakaki, 43, gerente de recursos humanos da empresa.
Os rituais na Honda favorecem esse "espírito". Os funcionários fazem ginástica, lêem mensagens. Todos vestem uniformes brancos, simbolizando pureza e limpeza. "Soichiro Honda (fundador da empresa) dizia que quem executa uma função sabe mais dela que qualquer outra pessoa", diz Sebastião. (ASG)

Texto Anterior: Miss Albee vira prêmio
Próximo Texto: Santo protege grande família
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.