São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santo protege grande família

ADRIANA SALLES GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

O mito da grande família regida por valores cristãos, um dos símbolos mais comuns das empresas familiares brasileiras, é exemplar na fabricante de panelas Penedo. Na época da Segunda Guerra, o médico alagoano Domingos Ferreira de Moraes montou uma fabriqueta no fundo do quintal de sua casa em Penedo (AL), cidade às margens do rio São Francisco, para produzir bacias de alumínio.
Ele passou a fazer panelas e, na década de 60, mudou-se para São Paulo. Buscou em Alagoas os funcionários, os bispos para benzer as máquinas e São Domingos, seu "padrinho". Missas celebravam a imagem, que foi para um pedestal, junto com folhetos de oração. A imagem cresceu tanto que o "doutor" Domingos morreu, os herdeiros profissionalizaram a administração da empresa, os funcionários mais velhos alagoanos foram substituídos por jovens locais e o santo continuou lá, assim como as orações e as missas.
"Uma pesquisa feita em 93 nos mostrou que os funcionários querem saber mais da história da empresa. Eles sentem falta das coisas que achávamos paternalistas. Querem criar apego", diz Ninho de Moraes, 37, acionista da empresa. (ASG)

Texto Anterior: 'Temos espírito invisível'
Próximo Texto: Dias de Carnaval são feriados oficiais?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.