São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Akihito vai a memorial a soldados da 2ª Guerra; Clinton e premiê japonês tomam café; Somália tem cinco mortos: 5.000 fogem; Pinatubo ameaça entrar em erupção; Polícia turca mata 18 rebeldes curdos; Revisionista britânico é preso por faltar à corte

O PERSONAGEM
Akihito vai a memorial a soldados da 2ª Guerra
Vestido de preto, o imperador do Japão, Akihito, visitou ontem com a imperatriz Michiko o Monumento Nacional Tenzan (na ilha Iwo Jima), em uma colina onde o Exército japonês fez a última resistência às forças dos EUA em 1945. Cerca de 20 mil japoneses morreram defendendo a ilha na Segunda Guerra.

Clinton e premiê japonês tomam café
Depois do colapso das conversações comerciais entre EUA e Japão, o presidente Bill Clinton convidou o premiê Morihiro Hosogawa para tomar café-da-manhã na Casa Branca. Empresários japoneses temem retaliação devido a recusa japonesa em abrir seu mercado a empresas dos EUA. O ministro do Comércio japones pediu clama até que a retomada das conversações.

Somália tem cinco mortos: 5.000 fogem
Homens armados de facções rivais afugentaram 5.000 civis do porto de Kismayu (sul da Somália). Pelo menos cinco pessoas morreram e 32 ficaram feridas nos choques. Segundo funcionários da ONU, a retirada das tropas do Ocidente até março atiçará a cobiça pela cidade, porta de entrada para áreas férteis.

Pinatubo ameaça entrar em erupção
O monte Pinatubo, nas Filipinas, que entrou em erupção em 1991 matando cerca de 800 pessoas, pode repetir a dose. Terremotos recentes fizeram o vulcão tremer.

Polícia turca mata18 rebeldes curdos
As forças de segurança da Turquia mataram 18 rebeldes curdos em choques no centro de Silopi (sul do país). Os curdos mataram um policial.

Revisionista britânico é preso por faltar à corte
O historiador revisionista britânico David Irving foi preso por não comparecer ao tribunal que julgaria uma pendência de cerca de US$ 85 mil, recebidos adiantados de uma editora alemã. Irving que nega o genocídio praticado pela Alemanha durante a Segunda Guerra, teria deixado de entregar à editora o segundo volume de uma biografia de Winston Churchill, preferindo uma rival.

Próximo Texto: Rússia já aceita ataque a sérvios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.