São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Designers fazem projetos em casa

Casal usa fax, micro e impressora

RJ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Designers fazem projetos em casa
Há seis meses, José Romero Moratona, 44, e sua mulher, a psicóloga Neusa Fernandes Romero, 39, montaram a Abcdesign Criação e Desenvolvimento de Produtos. A empresa presta serviços na área de desenvolvimento de produtos (formas e embalagens) e comunicação visual (criação de logotipos, marcas, catálogos).
Formado em desenho industrial pela Faap, Moratona resolveu abrir seu próprio negócio depois que o departamento da empresa onde trabalhava foi extinto e ele acabou sendo demitido. O designer percebeu a tendência à terceirização.
Segundo Moratona, a terceirização permite que os trabalhadores de desenvolvimento e criação de produtos sejam feitos em tempo menor do que pela própria empresa. "Em uma empre, o trabalho se dilui entre outras atividades", explica. "Um trabalho, que na empresa levaria seis meses, pode ser feito pelo escritório em um".
Aproveitando uma sala de sua própria casa, o casal investiu cerca de US$ 5 mil para a compra do fax, micro com impressora e material para desenho. Enquanto Moratona atua no desenvolvimento de produtos, Neusa cuida da parte de computação gráfica e do marketing da empresa, que fatura em média US$ 3 mil por mês.
A partir de uma consulta ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas), Moratona percebeu que o serviço poderia ser útil também a pequena empresa e lojas. Ele cadastrou então o escritório junto ao CAV (Centro de Artes Visuais do Sebrae) e passou a visitar lojistas e divulgar o serviço junto a escritórios de contabilidade, além de enviar mala-direta para empresas de grande porte.

Texto Anterior: Micro e pequenas têm baixa rotatividade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.