São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intestino grosso também absorve alimentos

HELIO GUROVITZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores dinamarqueses mostraram que o cólon –parte do intestino grosso– também digere substâncias, não se limitando a absorver sais e água. O resultado, publicado na última edição da revista "The Lancet", pode ajudar no tratamento de pacientes com colite e com uma síndrome que reduz a área de absorção no cólon.
"Os resultados têm importantes aplicações terapêuticas", disse à Folha Thomas LaMont, do Centro Médico da Universidade de Boston, que comenta na mesma revista o trabalho da equipe dinamarquesa de Inge Nordgaard.
Segundo o norte-americano, será importante investigar o papel dos "ácidos graxos de cadeia curta" (SCFAs), moléculas menores que resultam da digestão realizada por bactérias presentes no cólon. "Descobriu-se que cólon prefere absorver os SCFAs a quaisquer outros nutrientes, inclusive a glicose", disse o médico. LaMont afirma que os SCFAs poderão ser usados no tratamento de colite ou de pacientes com a síndrome estudada pelos dinamarqueses.
Os pesquisadores de Copenhague estavam investigando o efeito de dietas em pacientes com cólon reduzido e em pacientes sem o cólon –extraído em virtude de câncer. Eles descobriram que, nos pacientes com a síndrome, a absorção de calorias era maior com dietas ricas em carboidratos. Sem o cólon, a quantidade absorvida não variava conforme a dieta, o que evidencia o papel do cólon na absorção de carboidratos.

Texto Anterior: Clodovil diz que provas foram furtadas em invasão de sua casa
Próximo Texto: Fundação contra Aids mal saiu da prancheta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.