São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALERTA BRASIL!

ANTONIO SALIM CURIATI

AlertaBrasil!
Um dos pensamentos populares mais conhecidos e temidos do Brasil é o que coloca o país "à beira do abismo". Pela primeira vez na história da República, há campanhas abertas que pregam o "remédio" do caos e da inexperiência em lugar da aptidão e vontade de construir.
Não se apresenta um programa de reconstrução nacional, mas uma listagem maldosa de destruição, na vã esperança de que, uma vez provocado o caos, através da promoção da luta de classes, surja algo melhor.
A escola da democracia -que começa nas câmaras municipais, assembléias e Congresso-, antecipando ou sucedendo a experiência em postos executivos, é considerada por muitos "desnecessária e superada".
Amigo leitor, você confiaria em um médico não habilitado? Em um engenheiro que se propusesse a construir pontes por ouvir dizer? Em um dentista formado por correspondência?
Por que pensar que a Presidência da República é uma especialidade como outra qualquer? Será que o Palácio do Planalto deve ser ocupado por pessoas destituídas de experiência administrativa mínima, de aptidão para separar o certo do errado, o justo do injusto, ao qual é submetido diariamente o homem do Executivo?
Esta é a hora de colocar lá em cima pessoas que trabalham, que tenham acumulado degraus de experiência –não supostos defensores do trabalhismo que o abandonaram há muito tempo e que têm suas necessidades pessoais e familiares atendidas, não pelo suor do seu rosto mas pela assistência, nunca desinteressada, de partidários e supostos amigos.
Comparem-se homens desse tipo com outros que hoje se apresentam como possíveis candidatos à Presidência da República. São pessoas de senso comum, que lutam pelas aspirações populares, ou seja, não sustentam as reivindicações exclusivas dos bem-aquinhoados, nem julgam que eles são despossuídos de razão; e muito menos não acreditam que a virtude resida somente na base social, que tem muitas qualidades, mas não é detentora exclusiva da verdade.
São homens de centro, detentores de grandes virtudes e, por isso mesmo, os grandes candidatos que podem definitivamente afastar o Brasil do abismo. Eu acho que Paulo Maluf faz parte deste grupo de homens qualificados.

Texto Anterior: Rio Grande do Norte 1; Rio Grande do Norte 2; Sergipe 1; Sergipe 2; Sergipe 3; Pernambuco 1; Pernambuco 2; Pernambuco 3
Próximo Texto: Sequestro de cônsul no Rio acaba depois de 40 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.