São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mídia global acelera consumo padronizado

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao completar 20, um norte-americano terá passado o equivalente a quase três anos diante da tela da TV, calcula a psicóloga Karen Green, vice-presidente de pesquisa da agência Leo Burnett, de Chicago, que há uma década estuda os hábitos de comportamento e consumo na faixa de 18 a 24 anos.
"Nenhuma outra geração esteve exposta a uma massa tão grande de informações", disse Karen, ao desembarcar em São Paulo na última sexta-feira. Trata-se também, segundo ela, do grupo mais aberto para adotar e difundir modismos.
A globalização da mídia, que faz com que as mesmas informações sejam consumidas quase simultaneamente em Nova York, São Paulo e Hong Kong, está acelerando o fenômeno de padronização de valores e atitudes. "As jovens japonesas que trabalham já não se resignam a aguardar em casa os maridos que estão bebendo com os amigos", exemplifica.
Atingir os jovens com mensagens publicitárias tornou-se um desafio bem mais complexo, em relação há 15 anos atrás. "Hoje sabemos que esse grupo não é monolítico. Prova disso é que a mídia está fragmentada em diferentes tipos de programações. Entre os gêneros musicais, o rock representa apenas 25% do apetite musical deles".
O consumidor de 18 anos, que cresceu assistindo à MTV, embalado por videoclips, cultiva um tipo de percepção visual que só recentemente começou a ser explorado pela publicidade –caso do comercial da Nike que mistura o astro do basquete Michael Jordan ao personagem Pernalonga.
"Para esse grupo, a sequência lógica não é importante", diz Karen. A linguagem publicitária ainda terá de mudar muito".
A filial da Leo Burnett vai conduzir, sob orientação de Karen, uma pesquisa sobre os jovens brasileiros. (Nelson Blecher)

Texto Anterior: 'Discount' é alvo do Pão de Açúcar
Próximo Texto: Cartões atendem durante o feriado; Rei do Mate abrirá nova loja nos Jardins; Truffi faz lançamento de antena parabólica; Petrobrás centraliza produção de gás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.