São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasília é o maior centro de triatlo teen

MARIA LUÍSA CAVALCANTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se depender da sua nova geração de triatletas, o Brasil é um sério candidato a uma medalha na Olimpíada do ano 2000. Segundo cálculo da Confederação Brasileira de Triatlo, há cerca de mil adolescentes praticando o esporte hoje no país, sendo a maioria deles de Brasília.
É de lá que vem o atual campeão pan-americano da categoria júnior: Alexandre Manzan, 19. Junto com Leandro Macedo, atual campeão brasileiro, Alexandre é o ídolo da garotada local que acaba incentivada a entrar praticar o triatlo. "Todos os triatletas têm uma certa loucura na cabeça. Depois que você faz uma vez, não pára mais", diz.
Alexandre se prepara para entrar na categoria profissional e já pensa no ouro em Sydney. "No ano 2000, vou estar com 26 anos. Vai ser o auge da minha forma. É a idade certa para um triatleta", diz.
Outra promessa vinda de Brasília é Aglaé Menezes, 18, campeã brasileira júnior em 92. Ela começou no esporte há cinco anos, levada pelo irmão Rafael, 15, outro fanático, e desde então não parou mais de treinar e competir. "Eu me apaixonei", confessa.
Aglaé participa de provas de short-triatlo e de distância olímpica, mas mal pode esperar para encarar o maior desafio, o "Ironman". "Essa prova é o limite e pode dar muita satisfação pessoal, mas só vou começar a treinar para ela quando tiver 20 anos". A garota não se assusta com as histórias que escuta sobre a competição, como a de que os atletas terminam a prova sem a pele ou as unhas do pé. "O meu já é todo horrível", conta. (MLC)

Texto Anterior: Teens podem tirar dúvidas pelo telefone
Próximo Texto: Desafio à resistência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.