São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

POR QUE A MAIOR PARTE DA SUPERFÍCIE TERRESTRE FICA AO NORTE DO EQUADOR?

National Geographic
GeoDados
É claro que não existe um imã gigante que arrasta a maior parte da superfície do planeta em direção ao pólo Norte. Os geólogos não têm uma resposta sólida para explicar por quê cerca de 80% do total da superfície terrestre se encontra ao norte do Equador.
Quando o supercontinente Pangéia (termo cunhado pelo geólogo A.L. Wegener) começou a formar-se, há mais de 300 milhões de anos, a maior parte da área terrestre se encontrava no hemisfério sul. A maneira pela qual as regiões se deslocaram após a Pangéia se fragmentar determinou as posições que os continentes e os oceanos ocupam na atualidade.
Faz apenas 20 milhões de anos que o mapa-múndi começou a parecer-se com o que é na atualidade. A Índia, antes bem ao sul do equador, se deslocou rumo ao norte em cerca de 30 milhões de anos, uma viagem veloz para o relógio geológico. Toda a Eurásia, a maior massa terrestre do planeta, se encontra no hemisfério norte.
A superfície terrestre está fragmentada em sete grandes placas tectônicas e em várias menores. Tratam-se de blocos rochosos de uma espessura aproximada de cem quilômetros, que deslizam como icebergs sobre uma capa mais "macia" de rochas incandescentes. Os continentes se localizam sobre essas placas, que crescem e chocam-se ao deslocar-se.
A Antártida está fixa em sua posição. A África está bem imóvel. Dentro de centenas de milhões de anos, a maior parte da superfície terrestre vai se localizar ao sul do equador.

Texto Anterior: Células na pele permitem que os camaleões mudem sua cor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.