São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Células na pele permitem que os camaleões mudem sua cor

KATHY WOLLARD

Imagine sua mãe, chamando você para o lanche em uma tarde fria de outono. Você está brincando em uma pilha de folhas. Você não quer parar. Quando a chata da sua mãe vem para o jardim para procurar por você, você relaxa e afunda nas folhas. Você só olha enquanto a pele de suas mãos e braços começam a mudar de cor rapidamente, do tom rosado para vermelho, dourado, verde e marrom. Você permanece deitado, combinando com as folhas perfeitamente. Você a enganou de novo.
Camaleões de verdade existem em 85 tipos. Muitos vivem em Madagascar, uma enorme ilha na costa leste da África. Outros vivem no continente africano, na Índia, no Paquistão e no sul da Espanha. Algumas espécies medem menos de 2,5 cm; outras têm 60 cm ou mais. Sua longa e rápida língua facilita a captura de ínsetos, escorpiões e aranhas. Cada camaleão vem equipado com células da pele especiais chamadas cromatóforos, que contêm uma graduação de pigmentos que os permite mudar de cor de seu corpo totalmente ou em parte.
Isso quer dizer que um camaleão tem a extraordinária habilidade de se misturar com o ambiente que o cerca – de conseguir o exato tom verde de uma folha ou ficar marrom em um tronco de árvore. Um escorpião pode não notar seu inimigo até que seja tarde demais para escapar. Da mesma forma, uma cobra pode seguir o seu caminho, sem perceber que seu jantar de camaleão está tão próximo.
Mas o disfarce está mais relacionado à sobrevivência do que à alimentação e à fuga dos predadores. Então os camaleões usam sua habilidade para mudar de cor como uma tática em outras situações. No acasalamento, os camaleões mudam de cor para atrair ou repelir parceiros. Uma fêmea de cor marrom pode se tornar laranja, mostrando que ela está disponível. Depois da cópula com o macho de sua escolha, ela fica toda preta com bolinhas laranja, mostrando a outros pretendentes que já têm dono.
Pode ser engraçado ser um camaleão humano – pelo menos por um tempo. Mas por mais que você curta se disfarçar, você não iria gostar de mostrar todas as suas emoções em cores vivas. Já é suficiente chato ficar com o rosto vermelho na presença de alguém que você gosta, imagine ficar todo laranja.

Texto Anterior: Pitanga sem caroço
Próximo Texto: POR QUE A MAIOR PARTE DA SUPERFÍCIE TERRESTRE FICA AO NORTE DO EQUADOR?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.