São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Coréia do Norte diz não temer sanções; Rivalidade entre clãs mata 60 na Somália; Fome pode matar 5 milhões no Quênia; Unita quer continuar a negociar em Angola; Ramadã interrompe lutas no Afeganistão; Pinatubo é abalado por 59 terremotos; Filipinas demitem 1.071 policiais; TV atinge mulher em terremoto japonês

Coréia do Norte diz não temer sanções
O embaixador norte-coreano Li Do Sop afirmou que seu país não tem medo de sanções econômicas da ONU, porque seu povo está acostumado a viver isolado. Semana que vem, a Agência Internacional de Energia Atômica deve fazer um relatório sobre a inspeção das instalações nucleares da Coréia do Norte. Até que ele seja publicado, o governo dos EUA não vai decidir se coloca baterias antimísseis Patriot na vizinha Coréia do Sul, onde mantém 35 mil soldados.

Rivalidade entre clãs mata 60 na Somália
Quase 60 pessoas morreram em lutas entre clãs rivais no porto de Kismaio (Somália), disse o porta-voz do grupo liderado por Ali Mahdi Mohamed. Cerca de 5.000 pessoas fugiram da cidade e as agências de auxílio humanitário retiraram todo o pessoal da região. Dois italianos foram sequestrados em Giohar (centro).

Fome pode matar 5 milhões no Quênia
Cerca de 5 milhões de quenianos correm risco de morrer de fome, se não houver resposta internacional imediata ao pedido de ajuda feito pelo governo de Nairóbi, disse o ministro de Estado da Previdência, Kipkalia Jonas. A seca atinge o país há mais de um ano.

Unita quer continuar a negociar em Angola
O líder dos rebeldes angolanos da Unita, Jonas Savimbi, disse ontem à televisão que nenhum dos lados ganharia a guerra civil. Ele se disse favorável à continuação das conversações de paz em Lusaka com o governo.

Ramadã interrompe lutas no Afeganistão
Forças leais ao presidente do Afeganistão, Burhanudin Rabani, interromperam ontem as lutas contra os aliados do primeiro-ministro, Gulbudin Hakmatiar, e do ex-general comunista, Rashid Dostam. O motivo foi o início do mês do jejum muçulmano de Ramadã.

Pinatubo é abalado por 59 terremotos
O monte Pinatubo, nas Filipinas, sofreu 59 pequenos terremotos no fim-de-semana. Segundo cientistas, é um sinal de que o vulcão, de 1.780 metros, está a caminho de uma nova erupção, como a que matou mais de 800 pessoas em 1991.

Filipinas demitem1.071 policiais
A polícia das Filipinas já demitiu 1.071 membros por corrupção desde que o presidente Fidel Ramos ordenou a "limpeza" das forças, em 1992. Estavam envolvidos em extorsão, sequestro ou simplesmente não iam trabalhar. Segundo o chefe de pessoal, outros 1.500 foram submetidos a ações disciplinares.

TV atinge mulher em terremoto japonês
Um terremoto de 5,9 graus na escala Richter abalou áreas da ilha de Kiushu, no Japão. O único ferido registrado foi uma mulher atingida por um aparelho de TV que caiu com o tremor.

Texto Anterior: Pesquisa vetada por Thatcher revela comportamento sexual de britânicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.