São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa vetada por Thatcher revela comportamento sexual de britânicos

DO "THE INDEPENDENT ON SUNDAY"

Esta é a pesquisa que a primeira-ministra Magaret Thatcher não queria que os britânicos lessem. É o mais completo tratado sobre sexo da história do Reino Unido. Foram 18.876 entrevistas, com pessoas escolhidas para representar um microcosmo da sociedade britânica que tem entre 16 e 59 anos.
Os quatro pesquisadores –um médico, um estatístico, um sociólogo e um especialista em pesquisas– esperaram por quase todo o ano de 1989 por um "sim" do governo para levar adiante o projeto. Mas, em 10 de setembro daquele ano, ficaram sabendo por meio da imprensa que Thacher tinha pessoalmente vetado o projeto –poderia ser "invasivo e inaceitável" para o povo britânico.
A Wellcome Trust, uma entidade independente de caridade, entrou com os recursos necessários e a pesquisa começou, apesar do atraso de um ano. Estas são as principais conclusões do estudo, que dá um detalhado e fascinante retrato das atitudes e comportamentos sexuais dos britânicos.

QUANTOS PARCEIROS?
Dois terços dos homens e três quartos das mulheres disseram ter tido apenas um parceiro ou nenhum nos cinco anos anteriores à pesquisa. Na outra ponta, 1% dos homens responderam mais de 22 parceiros e 1% das mulheres, mais de 8.

SEXO FORA DO CASAMENTO
Menos de 1 em cada 20 homens casados e menos de 1 em 50 mulheres casadas disseram manter relação fora do casamento no ano anterior à pesquisa. Entre os solteiros, mais de 1 entre 4 homens e mais de 1 entre 6 mulheres tiveram mais de um parceiro no mesmo período. É entre homens separados ou viúvos entre 25 e 44 anos que há mais casos de vários parceiros –cerca de 40% deles disseram ter pelo menos duas parceiras no ano anterior à pesquisa.

FREQUÊNCIA
A frequência das relações sexuais varia com a idade. Enquanto mais da metade das mulheres com mais de 50 anos disseram não ter mantido nenhuma no mês anterior à pesquisa, as de 20-29 anos apontaram pelo menos cinco relações. Mulheres da faixa 16-24 dizem manter mais relações que os homens, quando na faixa pós-50 anos a situação se inverte: homens declaram mais relações.

SEXO ORAL E ANAL
Cerca de 75% das mulheres e mais de 65% dos homens fizeram sexo oral pelo menos uma vez na vida. Quase 25% dos homens e 20% das mulheres o praticaram na semana anterior à pesquisa. Uma proporção bem menor –cerca de 12% para os dois sexos– declarou já ter feito sexo anal alguma vez.

AIDS
Mais de 13% dos pesquisados –e acima de 15% entre os da faixa 25-34– fizeram o teste de HIV nos cinco anos anteriores à pesquisa. O motivo: iriam doar sangue. Entre aqueles que declararam cinco ou mais parceiros nos cinco anos anteriores, fizeram o teste 21% dos homens e 27% das mulheres.

CONTRACEPÇÃO
Entre os sexualmente ativos, 21% das mulheres e 18% dos homens disseram não ter usado qualquer método contraceptivo no ano anterior ao estudo. Na faixa 16-24 anos, o número cai para menos de 10%. Pílula é o meio preferido, mas o uso varia conforme a idade. Ela é preferida por cerca de dois terços da mulheres entre 16-24, contra apenas 10% entre mulheres da faixa 35-44 –44% preferem a esterilização, muitas vezes vasectomia do marido.

HOMOSSEXUAIS
A grande maioria dos britânicos –90,2% dos homens e 92,4% das mulheres– declararam experiência e atração exclusivamente heterossexual. Apenas 2,2% dos homens e 2,6% das mulheres disseram ter atração pelo mesmo sexo sem ter realizado a fantasia. Em questionários escritos sob absoluto sigilo, 6,1% dos homens e 3,4% das mulheres responderam ter tido algum tipo de contato homossexual –não necessariamente genital.

LEIA MAIS
sobre a pesquisa no Folhateen

Texto Anterior: Neoliberalismo perde três eleições na AL
Próximo Texto: Coréia do Norte diz não temer sanções; Rivalidade entre clãs mata 60 na Somália; Fome pode matar 5 milhões no Quênia; Unita quer continuar a negociar em Angola; Ramadã interrompe lutas no Afeganistão; Pinatubo é abalado por 59 terremotos; Filipinas demitem 1.071 policiais; TV atinge mulher em terremoto japonês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.