São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brincando o Carnaval; De camarote; Nova escalação; Hora do guizo; Decisão complicada; Lenha na fogueira; Busca de espaço; Direito ao palco

DE CAMAROTE

Brincando o Carnaval
Ao saber da animada passagem de Itamar pelo Rio –marcada por belas mulheres e muito samba– um grande amigo do presidente abriu largo sorriso: "Esse Itamar é mesmo um carnavalesco."
Delfim Netto (PPR-SP) também não perdeu a chance de brincar com as peripécias de Itamar no Rio: "Se o presidente administrasse o país com a vontade que tem para administrar mulheres bonitas, o Brasil estaria salvo."
Nova escalação
Para tocar o plano, FHC pretende reforçar sua equipe nas áreas do Orçamento e do Tesouro. Resta saber se dará vez a nomes paulistas, muitos dos quais seus amigos, ou se continuará a preponderância de professoes da PUC-Rio.
Hora do guizo
FHC ainda não sabe quem irá a Itamar dizer que ele deverá baixar ato reduzindo drasticamente a alíquota do PIS sobre a receita bruta dos bancos privados. Após a votação do Fundo Social, a Fazenda admitiu que a alíquota é alta.
Decisão complicada
Itamar deverá reduzir de 0,75% para 0,03% a alíquota do PIS sobre a receita bruta dos bancos privados. Sobre os bancos públicos, pesa uma alíquota de 0,65% da receita líquida. Será difícil de explicar à opinião pública.
Lenha na fogueira
Membros influentes do Congresso avaliam que, ao prever dificuldades para a aprovação do Fundo Social no segundo turno de votação, o líder Tarcísio Delgado, do PMDB, poderá dar novo fôlego aos opositores do Plano FHC.
Busca de espaço
Os rebeldes do PMDB estão divididos em duas alas. A majoritária acredita que, para levar Itamar a entregar mais ministérios ao partido, basta a retórica. A outra prefere ameaçar a votação do Fundo Social em segundo turno.
Direito ao palco
Humberto Souto (PFL-MG) não se intimidou ao defender, para os líderes, o direito de emendar o Orçamento: "Não sou artista ou radialista que ganha eleição por ser celebridade. Preciso de emendas para satisfazer meus eleitores."

Texto Anterior: Com os dentes na mão
Próximo Texto: Largada; Atrás do trio elétrico; Expectativa frustrada; Bloco na rua; Missão impossível; Causa própria; Guerra aberta; Ponto de honra; Primeiras letras; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.