São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 1994
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Preço de obras em rodovia está sendo revisto,diz secretário

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário de Transportes de São Paulo, Antônio Márcio Ribeiro, disse ontem que o governo de Luiz Antonio Fleury Filho está renegociando desde janeiro passado o preço da duplicação da rodovia SP-326, que liga os municípios de Matão e Bebedouro. No último domingo, a Folha revelou que o quilômetro daquela estrada custa US$ 4,60 milhões, 3,4 vezes a mais do que o US$ 1,35 milhão por KM na duplicação da rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas.
Segundo o secretário, o motivo da renegociação do preço dessa rodovia foi a aprovação da lei 8.666, que estabelece novos critérios para licitações públicas. Ribeiro afirmou que os preços de outras sete obras também citadas na reportagem da Folha estão sendo igualmente revistos. Para ele, a nova lei de licitação contribuirá para que os preços de todas essas obras sejam reduzidos entre 30% e 40%.
O secretário afirmou que a concorrência da rodovia Fernão Dias, usada para comparação de preço com a duplicação da estrada entre Matão e Bebedouro, foi feita pelo DER (Departamento de Estrada de Rodagem), órgão do governo paulista. Segundo Ribeiro, as obras da Matão-Bebedouro foram reduzidas por causa das discussões em torno da renegociação de seu preço. Ele não sabe ainda quando vai ser anunciado o novo preço.
A duplicação da Matão-Bebedouro é uma das obras viárias mais caras do país. Seu preço supera o do sistema Anhanguera-Bandeirantes, duas das rodovias mais modernas do país. Contratadas no governo Quércia (1987-1991), suas obras sairiam a US$ 2,93 milhões/km.
Outras sete rodovias –Bauru-Marília (SP-294), Itapetininga/Tatuí (SP-127), Ribeirão Preto-Franca (SP-334), Paulínia-Cosmópolis (SP-332 e 133), Aguaí-Casa Branca (SP-330), Aguaí-São João da Boa Vista (SP-344) e Jundiaí-Itatiba (SP-360) – também têm preços superiores aos da Fernão Dias.

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