São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo federal estuda adoção de número único para conta bancária

DA AGÊNCIA FOLHA

O governo federal estuda a adoção de um número único para todas as contas bancárias de cada cliente, independentemente dos bancos onde estejam abertas as contas. A informação foi confirmada ontem em Rainha do Mar (RS) pelo líder do governo no Senado, Pedro Simon (PMDB-RS). Ele não soube dizer quando haveria definição sobre a implantação ou não da medida.
A proposta é uma das medidas de combate à corrupção estudadas pelo governo e teria como objetivo acabar com as chamadas contas fantasmas, descobertas a partir das investigações das CPIs do caso PC e do Orçamento.
Segundo Simon, o ministro Fernando Henrique Cardoso pediu ao Banco Central o levantamento da quantidade de contas existentes no país e chegou-se a um número "gigantesco". Ele não soube dizer o número exato de contas. O senador citou também a cobrança do IPMF como um dos fatores que teriam feito com que um grande número de contas "aparecesse".
Simon disse que a adoção da medida depende da conclusão, pelo Banco Central, do cruzamento dos dados do próprio BC com os disponíveis sobre os correntistas na Receita Federal, solicitado pelo ministro FHC. A adoção do número único poderá acontecer depois que governo souber quantas pessoas possuem, efetivamente, conta bancária no país.

Texto Anterior: Passarinho nega acusação de Benevides
Próximo Texto: Mercosul é compromisso irreversível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.