São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desempenho do Congresso é bem visto por apenas 3,3% dos juízes

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa feita com 570 juízes revela que apenas 3,3% consideram ótimo ou bom o desempenho do Congresso Nacional. O estudo foi feito entre julho e novembro do ano passado, pelo Idesp (Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo). Sua amostragem, com entrevistas em cinco Estados, equivale a um quinto dos magistrados brasileiros.
Os cinco órgãos e instituições que encabeçam a lista de avaliações positivas pertencem ao próprio Judiciário, com o STJ (Superior Tribunal de Justiça) em primeiro lugar, com 69,6% de ótimo e bom, a Justiça comum estadual em segundo, com 59,5%, e o Supremo Tribunal Federal (STF) em terceiro, com 56,7%.
O governo federal aparece em 9ª colocação, os governos estaduais em 12ª e o Congresso em 13ª.
As relações entre o Congresso e a magistratura estão circunstancialmente tensas, em razão da proposta que circula na revisão constitucional de estabelecer algum tipo de controle externo para as atividades do Judiciário.
Em outro tópico da pesquisa –que é resumidamente publicada pelo "Jornal do Advogado", da OAB-SP–, 93,2% dos magistrados dizem que a informatização agilizaria os tribunais, 90,2% afirmam que isso ocorreria com a redução das formalidades processuais e 85,5% por meio da criação de juizados de pequenas causas.
Ao mesmo tempo, só 13,9% dizem que uma agilização maior viria com a implantação da Justiça de Paz e apenas 8,9% defendem a criação de judiciários municipais.

Texto Anterior: Seles está eliminada do ranking mundial
Próximo Texto: Proposta de Jobim inclui concessões ao setor privado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.