São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decreto oficializa festa na Quarta de Cinzas

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A prefeitura de Olinda (PE) decretou que a partir deste ano toda Quarta-feira de Cinzas passará a ser o quinto dia oficial de Carnaval na cidade. O decreto foi feito em homenagem a um dos mais ilustres carnavalescos do município, o garçom Isaías Ferreira da Silva, conhecido como Batata, morto no final do ano passado.
Ferreira da Silva foi o criador do Bacalhau do Batata, troça fundada em 1952 para que as pessoas que trabalhavam durante o Carnaval pudessem se divertir na Quarta-feira de Cinzas. O desfile do Bacalhau do Batata se tornou tradição e agora faz parte do calendário oficial do Carnaval em Olinda.
Hoje, pela primeira vez, o Bacalhau sai sem seu fundador. Em seu lugar, porém, um boneco gigante com o seu rosto, feito pelo artista plástico Sílvio Botelho, desfilará pelo centro histórico da cidade, numa homenagem que atenderia a um pedido feito pelo próprio garçom.
Batata dizia aos amigos que depois de morto queria virar boneco para não parar de sair pelas ruas da cidade na Quarta-feira de Cinzas. O desfile de hoje deverá contar com a presença de representantes de cerca de 200 agremiações que desfilam em Olinda e Recife.
Para animar a festa, que deve começar às 8h30, estarão presentes a orquestra de frevo Henrique Dias e A Banda, grupo integrado por músicos amadores da Dinamarca, que se especializaram em tocar frevo e afoxé. A saída do bloco acontece no Alto da Sé.
Mas não é só o Bacalhau do Batata que vai esticar o Carnaval na cidade. Blocos e troças vão animar as ruas de Olinda. A Quarta-feira de Cinzas terá desfiles das troças Vassourão de Olinda –formada por um grupo de garis da cidade–, Eu Frasco, Sol de Verão, A Jaula e Guarda Noturno. Os blocos serão representados pelo Maluco Beleza, de Alceu Valença, e do Segura a Coisa, que há dez anos inicia o desfile à meia-noite.
A programação oficial do Carnaval de Olinda não prevê nenhuma atividade para amanhã na cidade. Mas, na sexta-feira, a folia deve voltar a tomar conta da cidade. Está programada a passagem da troça Parou Por Quê, que desfila a partir das 22h. A saída está prevista para a rua São Bento.
"Esdrúxulo"
O vigário-geral da Arquidiocese de Recife e Olinda, monsenhor Miguel Cavalcanti, 72, considerou "esdrúxulo" o decreto que estende o Carnaval de Olinda para a Quarta-feira de Cinzas e recomendou aos cristãos que não participem da festa de hoje, por não considerá-la "sadia".
"Cada vez mais vão profanando o sagrado, o tempo de recolhimento", disse o monsenhor Cavalcanti. "A Quarta-feira de Cinzas não é um dia santo, mas o Carnaval terminou e pronto. Agora é dia de reflexão, é o início da Quaresma", afirmou Cavalcanti. Para o vigário-geral, a situação caminha para que se institua ainda uma semana "pós-carnavalesca".

Texto Anterior: CEARÁ NA BAHIA; PASSADO; CARRASCO; SEX SYMBOL; PELO SOCIAL
Próximo Texto: Encontro de bonecos gigantes reúne multidão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.