São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
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Fábricas diversificam produção

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Fábricas diversificam produção
Alaska e La Basque, fabricantes de médio porte, apostam na diversificação para compensar o consumo aquém do esperado no verão. "Nossa expectativa era 30% maior do que a realizada", diz Claudete Santile Jimenez, 35, gerente de marketing da La Basque. Na Alaska, que produz o Avanti, a retração de consumo foi de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado. "O fator chuva influiu em dezembro e janeiro" diz Hugo Salguero, 48, diretor administrativo da empresa.
A inauguração de uma fábrica na rodovia Raposo Tavares, com espaço três vezes maior do que a antiga na Freguesia do Ó, é o primeiro passo da Alaska para crescer no mercado. "Vamos diversificar nossa linha de produção. É a única forma de crescer durante o ano", diz Salguero.
A estratégia da empresa é modificar o mix de produção. Os sorvetes de "impulso" (picolé e copinho) representam 20% da produção e devem chegar a 50% em um ano. "São produtos mais baratos e mais acessíveis ao bolso do consumidor", diz o diretor.
A estratégia da La Basque para 1994 prevê outros pontos de venda e novos consumidores. Com a marca Baden Baden, mais popular, a empresa pretende chegar a supermercados e padarias. A empresa também está iniciando a venda de produtos no Rio e planeja lançar produtos durante todo o ano. "Não podemos ficar parados. A saída é negociar novos locais de venda", diz Claudete. Na marca La Basque, a empresa estuda a ampliação das franquias, que hoje somam 35 em São Paulo e 15 no Rio de Janeiro. (SB)

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